Cidades

Comissão de Ética da Câmara Legislativa do DF muda sua composição

Alterações na equipe são simultâneas à condenação de Benedito Domingos

postado em 21/08/2014 08:44
Benedito Domingos foi condenado ontem pela Justiça, em segunda instância, por improbidade administrativa

No dia em que o distrital Benedito Domingos (PP) foi condenado em segunda instância pela Justiça, a Comissão de Ética da Câmara Legislativa do DF decidiu mudar a sua composição para analisar o processo de cassação do parlamentar. O presidente do colegiado, Dr Michel (PP), abriu mão ontem da posição, por se considerar suspeito para analisar o caso do presidente de seu partido. Na mesma tarde, a 5; Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) condenou, por maioria, Benedito em ação de improbidade administrativa pelo envolvimento no esquema investigado pela Operação Caixa de Pandora em 2009.

Em novembro passado, quando a Comissão de Ética abriu investigação contra Benedito, Dr Michel disse que se declararia impedido de continuar à frente do colegiado naquele caso. Pouco depois, ele recuou, após consultar a Procuradoria da Câmara. À época, afirmou que não se furtaria na responsabilidade como parlamentar. Agora, mudou de ideia. ;Eu não posso ser o fiel da balança em um caso que julga um correligionário. Aqui, na comissão, há dois parlamentares que querem prosseguir com o andamento do processo e outros dois que querem arquivar. Eu não quero definir isso sozinho;, comentou.

Presidente da Comissão de Ética da Câmara Legislativa até ontem, Dr. Michel (3º à direita) abriu mão da função

O relator do caso, Patrício, e o deputado Joe Valle (PDT) têm se posicionado pela continuidade do caso. Os outros dois membros são o vice-presidente, Olair Francisco (PTdoB), e Agaciel Maia (PTC), que têm votado a favor dos pedidos de Benedito.

Com a desistência do presidente, Olair assumiu a função, e o suplente de Michel, Evandro Garla (PRB), entrará na comissão. Até o ano passado, quem entraria no lugar do delegado aposentado seria Cláudio Abrantes (PT), que foi substituído por determinação do bloco PT-PRB. O atual suplente é evangélico e não disputa a reeleição. Com mais de 30 anos de vida pública, o pastor Benedito Domingos sempre teve no segmento evangélico uma de suas principais bases eleitorais.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, assine.php","pagina":"","id_site":"","modulo":{"schema":"","id_pk":"","icon":"","id_site":"","id_treeapp":"","titulo":"","id_site_origem":"","id_tree_origem":""},"rss":{"schema":"","id_site":""},"opcoes":{"abrir":"_blank","largura":"","altura":"","center":"","scroll":"","origem":""}}">clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação