Cidades

Morre bebê que aguardava vaga em UTI de hospital público há quatro dias

Aos três meses de idade, criança sofria de pneumonia e deveria ir à ala especial, mas não havia vagas

postado em 21/08/2014 12:20
O bebê de três meses que aguardava há quatro dias uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede de saúde pública do Distrito Federal morreu durante a madrugada desta quinta-feira (21/8). A criança deu entrada no último sábado no Hospital Regional de Planaltina (HRP), quando foi diagnosticada com pneumonia e deveria ser encaminhada imediatamente para a ala especial. A Justiça chegou a determinar a transferência, porém a Secretaria de Saúde informou que não havia vagas.

Segundo o tio da criança, o policial militar Lindomar Pereira de Oliveira, 45 anos, o garoto foi transferido ontem por volta das 21h30 para a UTI do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Antes disso, sofreu outra parada cardíaca. Ele conta que o menino adentrou a ala com sinais de fraqueza. Por volta de 1h da manhã, o garoto não resistiu ao quadro e faleceu. ;A família está toda desesperada. Se tivesse vaga antes, com certeza isso não iria ocorrer. É triste;, lamentou Lindomar.

Durante os dias que ficou na Unidade de Saúde, a criança teve seis paradas cardíacas. A vida foi sofrida desde o nascimento. Ele e o irmão gêmeo vieram ao mundo de forma prematura, na 32; semana de gravidez da mãe e precisaram ficar na ala especial de uma maternidade por mais de 20 dias.

No entanto, não havia apresentado complicações. Até o sábado, quando a mãe amamentava o menino e percebeu sinais de fraqueza. O pai correu para o hospital da região (Formosa), onde a família reside, mas indicaram a eles o HMIB (Hospital Materno-Infantil de Brasília, na Asa Sul). Só conseguiram chegar até Planaltina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação