Cidades

Administrador regional de Planaltina é exonerado após denúncia

Além dele, outras nove pessoas foram indiciadas e responderão pelos mesmos fatos

postado em 22/08/2014 08:59
Nilvan Vasconcellos é acusado de dispensa de licitação para evento

O administrador regional de Planaltina, Nilvan Vasconcellos, pediu exoneração do cargo ontem, após o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) receber denúncia do Ministério Público (MP) sobre eventual dispensa ilegal de licitação autorizada pelo gestor para a organização do evento cultural Cruzada Evangelística, realizado em agosto do ano passado. Indicado pelo deputado distrital Cláudio Abrantes (PT), Nilvan preferiu se afastar do cargo. ;Avaliando o momento político, resolvi pedir minha exoneração para evitar o uso político da situação. Amanhã (hoje), devo encaminhar a minha defesa prévia;, adiantou.

A Cruzada Evangelística consta do calendário oficial de festividades do Distrito Federal desde 1997 e é organizado em parceria com o Conselho de Pastores Evangélicos do DF, entidade sem fins lucrativos criada em 1970 para representar religiosos das diversas denominações evangélicas da capital. No ano passado, os artistas contratados para o evento foram os mesmos que seriam selecionados pela Administração de Santa Maria para a festa da 23; Fassanta, que comemora o aniversário da cidade. No entanto, o evento acabou cancelado devido a indícios de irregularidades. À época, o administrador de Santa Maria, Néviton Pereira Júnior, também foi exonerado.

O MP apresentou a denúncia contra em novembro passado. Este mês, a medida foi transformada em ação penal. Além do ex-administrador, nove pessoas acabaram indiciadas e responderão pelos mesmos fatos. Acusado pela suposta dispensa ilegal de licitação, Nilvan também é resposabilizado por associação criminosa. Ao todo, os delitos imputados a ele preveem pena de reclusão de cinco a nove anos de prisão, além do pagamento de multa. ;Causa estranheza o fato de o MPDFT ter apresentado a denúncia sem o relatório policial conclusivo sobre o caso. O evento ocorreu com primazia, com valores abaixo do mercado, inclusive;, ressalta Nilvan.

A matéria completa está disponível v, para assinantes. Para assinar, assine.php","pagina":"","id_site":"","modulo":{"schema":"","id_pk":"","icon":"","id_site":"","id_treeapp":"","titulo":"","id_site_origem":"","id_tree_origem":""},"rss":{"schema":"","id_site":""},"opcoes":{"abrir":"_blank","largura":"","altura":"","center":"","scroll":"","origem":""}}">clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação