Cidades

Há 26 dias sem chuva, o brasiliense sente os rigores da estiagem

Nos centros de saúde, aumenta o número de pessoas com problemas respiratórios. Ingerir mais água é a principal recomendação

postado em 23/08/2014 08:31
Os brasilienses viram os últimos pingos de chuva caírem na cidade há 26 dias e começam a enfrentar o período mais seco na região até o momento. Os índices de umidade, que já estão baixos, podem ficar ainda menores, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em agosto, a previsão é de que o índice de umidade relativa do ar varie entre 20% e 25%. O mais baixo índice do mês foi de 19%, no último dia 8. Os incômodos provocados pelos níveis inferiores a 60%, considerados ideais pela Organização Mundial da Saúde (OMS), vão desde lábios e olhos ressecados até doenças respiratórias, como falta de ar, e viroses, que provocam diarreia de vômito.

Os prontos-socorros estão cheios, mas a Secretaria de Saúde não contabilizou o aumento do número de atendimentos no período associados à estiagem. Além da seca, as altas temperaturas agravam o incômodo dos moradores de Brasília. Enquanto a temperatura mais alta de julho foi de 27,6;C, neste mês, a máxima atingiu 29;C. Ontem, a hora mais quente do dia registrou 27,2; C, e a umidade foi de 26%. Aguardando para ser atendida na fila do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), a estudante Rafaella Cristine Araújo, 20 anos, relatava sofrer por muitos dos sintomas provocados pelo tempo de uma só vez. ;Estou com sinusite, tosse seca, dor no peito, lábios cortados e a conjuntivite que tratava há dois meses começou a voltar. É o pacote completo;, lamenta.



De acordo com o professor da Universidade de Brasília (UnB) e médico do serviço de pneumologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB) Ricardo Martins, esta é a época de maior comprometimento da pele e das mucosas. ;Existe uma chance maior de contrair infecções respiratórias, ter conjuntivite. As pessoas alérgicas sofrem muito;, enfatiza. Ele ressalta que a melhor maneira de reduzir os efeitos da seca é mudar o comportamento.

A recomendação é aumentar o consumo de água, líquidos, sucos de frutas naturais. ;É preciso consumir, pelo menos, algo em torno de 2 ou 3 litros de água por dia. É interessante tomar um copo simples a cada hora;, lembra. Umidificar a casa também é importante. As toalhas molhadas, baldes com água são válidos. Se for possível ligar um umidificador, o ambiente ficará ainda mais agradável. As atividades físicas sob o sol devem ser evitadas entre as 9h e as 16h. ;São os horários mais intensos. Adotar esses comportamentos ajuda a evitar as doenças;, enfatiza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação