Cidades

Moradores da Asa Sul ajudam ambulante a se recuperar depois de assalto

Clientes promovem campanha para auxiliar o vendedor de cachorro-quente da 311/312 Sul a comprar um novo trailer, que foi furtado em julho. Ele foi vítima de ladrões, que em pouco mais de um ano, cometeram 19 infrações no local

postado em 26/08/2014 06:04

Em pouco mais de um ano, a Entrequadra 311/312, na Asa Sul, foi cenário de 19 roubos e furtos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). Nesse endereço, o autônomo Ulbirajara Ribeiro, 43 anos, há 14 anos, vende cachorro-quente. É o mesmo local onde ele perdeu quase tudo. Em 25 de julho, Bira, como é conhecido pelos clientes, pensou em abandonar a profissão. Naquele dia, criminosos levaram o trailer em que ele servia os lanches ; menos de duas horas após o fechamento do ponto.

Penalizados com a situação de Bira, que improvisou um novo carrinho de cachorro-quente para continuar o trabalho, clientes, amigos e conhecimentos se mobilizaram em uma corrente de solidariedade. Dois deles chegaram a montar uma página de arrecadação de doações para a compra de uma nova van. O endereço foi compartilhado pela internet e mobilizou pessoas de vários estados brasileiros .

;Logo pela manhã, o segurança da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, que fica em frente, viu as correntes cerradas. Ele me ligou na mesma hora falando que a van não estava lá. O que mais me indignou foi que a pessoa que fez isso não levou somente algo material, ela levou o meu trabalho, o sustento da minha família;, contou Bira, morador do Riacho Fundo e pai de dois filhos. O caso é investigado pela 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul), mas, segundo Bira, nenhuma testemunha foi localizada.
[SAIBAMAIS]
A empresária digital Natasha Passos, 26 anos, conheceu o Dog do Bira na adolescência. A moradora do Lago Sul, conta ter começado a frequentar o espaço após descobrir o cachorro-quente vegetariano. ;Tenho um amigo que não come carne. Então, a 311/312 passou a ser uma ótima opção para a gente. Sempre gostei do lanche do Bira. Por isso, venho umas cinco vezes ao mês. Na última, percebi que o trailer não estava no local. Foi quando eu perguntei a ele o que tinha acontecido. Quando Bira me contou do roubo, fiquei remoendo aquilo. Pensei, então, em criar uma página para arrecadar dinheiro on-line. Assim, ele poderia comprar outro;, revelou. Um amigo de Natasha a incentivou a compartilhar o endereço eletrônico pela internet.

Até agora, a página ajudeobira.wordpress.com recebeu apenas R$ 60 em doações em dinheiro, segundo Natasha. Mas ela salienta a importância de outras formas de ajuda. O marido de Natasha, Vitor Campos, 29 anos, concorda com a esposa. ;Às vezes, a pessoa não precisa nem depositar um dinheiro em uma conta. Basta comer no estabelecimento. Essa já é uma forma eficiente de ajudar e, infelizmente, ainda falta muito para ele ter tudo aquilo que foi furtado;, sublinhou.


Colaborou Laísa Queiroz



AJUDE O BIRA!
Acesse http://ajudeobira.wordpress.com e clique em ;doar;. A contribuição (que deve ser acima de R$ 5) pode ser feita por cartão de crédito ou transferência bancária. Para quem quiser experimentar o cachorro-quente, o Dog do Bira fica aberto de segunda a sexta-feira, a partir das 19h. Atualmente, ele precisa de tenda, chapa, gerador grande, entre outros. Para contatar o Bira, ligue (61) 9998-9855.


A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação