Cidades

Périplo pela utilização do canabidiol como medicamento controlado

Pais de jovens com síndromes raras tentam na OAB e no Conselho Federal de Farmácia parecer favorável à reclassificação das substâncias derivadas da maconha

Isa Stacciarini
postado em 27/08/2014 06:00

Sheila, Júlio, Cibelle, Luciana e Cassiano querem a liberação do uso medicinal de substâncias da maconha
Em busca de caminhos para avançar nas discussões sobre a liberação medicinal do Canabidiol (CBD), uma das substâncias derivadas da maconha que auxilia na diminuição de convulsões relacionadas a doenças raras, um grupo de quatro pais esteve reunido com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

As famílias protocolaram documentos nas entidades reivindicando a classificação do remédio como substância de uso terapêutico controlado. A intenção é reunir o posicionamento de instituições em defesa dos direitos humanos e órgãos que contam com profissionais de saúde, como farmacêuticos e médicos. Depois, os relatórios serão enviados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a fim de acelerar a decisão sobre a reclassificação da substância para medicamento controlado por receita, como ocorre com os antibióticos.

Os familiares de crianças e jovens diagnosticados com síndromes raras moram em João Pessoa e chegaram à capital no domingo para acompanhar as discussões em torno do medicamento. Na segunda-feira, eles participaram de uma audiência na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) anunciou que vai preparar dois relatórios sobre a liberação do uso da maconha.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação