Cidades

Com maioria garantida, TSE deve proclamar derrota de Arruda na madrugada

Por enquanto, placar segue 5 x 1 contra o registro do ex-governador para a corrida ao Palácio do Buriti

Guilherme Goulart
postado em 27/08/2014 00:29
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, postergou o voto dele e a proclamação do resultado do caso José Roberto Arruda. Pouco antes da meia-noite, o último ministro a se posicionar quanto ao registro do ex-governador informou que retomaria as dicussões logo após as definições de dois outros casos. Dessa forma, o resultado só deve ser conhecido ao longo da madrugada de hoje (27/8). Por enquanto, o placar está 5 x 1 em favor da impugnação da candidatura de Arruda.

Até agora, mostraram-se contrários ao registro do ex-governador os ministros Henrique Neves, relator do caso; Admar Gonzaga; Luiz Fux; João Otávio Noronha; e Laurita Vaz. Os cinco votos confirmam que a maioria no TSE rejeita a candidatura. Apenas Gilmar Mendes votou a favor da permanência do ex-governador na corrida ao Palácio do Buriti.

Agora, a palavra final fica com o Supremo Tribunal Federal, caso José Roberto Arruda (PR) recorra da decisão. A sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi iniciada por volta das 20h50. No total, são sete ministros.

O ex-governador apresentou recurso contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) que o considerou inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. No processo, a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) se manifestou contrária às pretensões do ex-governador, sob o argumento de que Arruda seria ficha suja.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação