Cidades

Depois do balde de gelo, chefs de Brasília aderem ao #desafiopimenta

Mara Alcamim, Dudu Camargo e David Lechtig já fizeram vídeos comendo o alimento ardido. Objetivo é angariar fundos para instituições de caridade

Nathália Cardim
postado em 30/08/2014 07:30

Com o sucesso do desafio de balde de gelo, encarado por celebridades para ajudar nas pesquisas sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), chefs de cozinha de Brasília motivaram-se e também resolveram se mobilizar com uma nova campanha nas redes sociais, desenvolvida pelo empresário e produtor brasiliense Daniel Zukko. Trata-se do #desafiopimenta.

No desafio do balde de gelo, o participante toma um banho de água gelada e indica mais três pessoas para fazer o mesmo. No início, quem não virasse o balde na cabeça deveria doar US$ 100 para a ALS Foundation, uma ONG norte-americana. Logo, os participantes da brincadeira passaram a se molhar e também fazer a doação. Já a campanha do #desafiopimenta funciona diferente. Na internet, cada chef desafia outro a comer uma pimenta, gravar um vídeo e divulgar nas redes sociais. A cada curtida que o post tiver, R$ 1 é doado a uma instituição escolhida pelo profissional.

Segundo Daniel Zukko, o mais interessante do #desafiopimenta é o fato de que o público é quem decide o valor a ser doado para as instituições. Além disso, ele comemora o fato de os chefs da capital terem abraçado a causa. ;Eles estão demonstrando solidariedade. A campanha fará bem para todos. É bom para o chef, que ganha novos seguidores. Bom para o público, que ajuda paralelamente na doação. E, melhor ainda, para as instituições que vão receber valores não limitados;, diz Daniel. Ele explica que, a partir da data de publicação dos vídeos, os seguidores dos profissionais terão uma semana para curtir a publicação e definir o valor que será pago para as instituições de caridade.

Apimentados

O #desafiopimenta começou em 21 de agosto, e três renomados chefs de Brasília já aceitaram o desafio e postaram vídeos em prol da campanha social. O pontapé inicial foi dado por Mara Alcamim. Ela comeu uma pimenta dedo-de-moça inteira com sementes. O prazo para receber curtidas era de uma semana, mas, devido ao sucesso, a chef prorrogou o vídeo dela até 4 de outubro. No início da noite de ontem, o vídeo estava com 1.340 curtidas.

Em seu vídeo, Mara intimou o chef Dudu Camargo. Ele postou seu vídeo na última segunda-feira e já já está com quase 5 mil curtidas. ;A Mara me desafiou a comer uma pimenta dedo-de-moça, mas fui além e resolvi elevar o nível de ardência comendo uma pimenta bem mais forte, a habanero. Fiz essa brincadeira para as pessoas curtirem ainda mais o vídeo e, assim, o valor da doação aumentar. Como não sou fácil, convidei meu amigo David Lechtig para comer a Bhut Jolokia, uma pimenta indiana bem ardida;, comentou o chef. Dudu escolheu o Lar dos Velhinhos Francisco de Assis, no Núcleo Bandeirante, para doar o dinheiro. ;É um lugar que já conheço. Sei o quanto eles precisam de ajuda;, concluiu.

Após ser desafiado por Dudu Camargo, David Lechtig postou o vídeo. ;Comi uma pimenta superardida. Além de ser um desafio simples, nós estamos nos divertindo e tudo isso será por uma boa causa;, destacou. Ele fará sua doação para a Vida Positiva, uma ONG de Taguatinga que se dedica a cuidar de crianças com HIV. David passou a bola para Alexandre Albanese. O #desafiopimenta continua e não tem data para acabar. Quanto mais chefs entrarem na brincadeira, melhor. A intenção é que a campanha seja ampliada para outros estados.

Confira o vídeo do chef David Lechtig:

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