Cidades

Ex-catadora de material reciclável se torna dona de creche na Estrutural

Com a ajuda de voluntários e de doações, Maria de Jesus atende, desde 2011, crianças da cidade carente

Luiz Calcagno
postado em 02/09/2014 06:01
Maria de Jesus, com crianças da Alecrim:
A ex-catadora do Lixão da Estrutural Maria de Jesus Pereira de Sousa, 27 anos, transformou a vida de mulheres da cidade. Mãe de uma menina de 5 anos, teve de deixar o local de trabalho após uma série de problemas de saúde. Resolveu, então, usar a limitação em oportunidade. Em troca de doações, em 2011, começou a cuidar de filhos de amigos, de colegas e de vizinhos. De meia dúzia a algumas dezenas, hoje, ela e 30 voluntários se revezam para atender 120 meninos e meninas entre 2 e 6 anos na Creche Alecrim. As atividades começaram em um pequeno espaço de alvenaria. Agora, conta com cozinha e quarto separado para bebês e crianças maiores. Funciona na Quadra 1 do Setor Leste da Estrutural.

A história da creche começa com Maria de Jesus e a filha. A menina tinha 2 anos, e a mãe não tinha com quem deixá-la. Precisou levar a garota para o Lixão durante 12 dias e 12 noites. Depois disso, Maria sofreu uma grave tendinite no braço esquerdo e precisou interromper o serviço de catadora. ;Eu perdi 5% do movimento do braço esquerdo. Tive de parar. Decidi, então, que daria mais oportunidade a outros catadores. Foi quando comecei a ficar com as filhas de minhas vizinhas e amigas. Não cobrava. Hoje, cuidamos de mais de 100 crianças;, conta.

Elas ficam na Alecrim em período integral, das 8h às 17h. Os voluntários se revezam por turnos. Em um quarto pequeno, fechado com grade, fica o berçário. No térreo, há um segundo quarto, para a hora da soneca dos mais velhos, além de um pátio, usado para recreação. ;Os cuidadores chegam às 6h40 para preparar o espaço e a refeição. Elas (as crianças) entram às 8h. Fazemos uma oração, servimos o café da manhã e, depois, é o horário de ler histórias. Tem um tempo para brincadeiras, em seguida, é a hora da higiene, do almoço, de escovar os dentes e de tirar um cochilo. Esta creche é a minha vida. Não consigo me imaginar sem ela;, diz Maria de Jesus.

Ajude
Os interessados em contribuir com a Creche Alecrim podem entrar em contato direto com Maria de Jesus pelo número 9575-0755. A lista de necessidades é extensa, e o espaço precisa de itens de higiene e de limpeza, alimentos e até auxílio financeiro para pagar o aluguel, a água e a luz.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação