Cidades

Bicicletas elétricas são uma boa opção para fugir do caos no trânsito do DF

Ciclistas conseguem ganhar qualidade de vida e contribuir com a preservação do meio ambiente

postado em 15/09/2014 06:26
Figura da noite brasiliense, Faraó usa a bike elétrica para vender suas pimentas nos bares da cidade

O trânsito caótico e abarrotado de carros, motos e ônibus é, muitas vezes, um motivo para a explosão do estresse em muitas pessoas. Seja como motorista, seja como passageiro, a verdade é que os infindáveis engarrafamentos tornam a vida nas grandes cidades ao redor do mundo uma angústia diária. Mas e se houvesse uma solução viável e rápida para tudo isso?

Estrelas das ruas em metrópoles da Europa, que transformaram o trânsito e a qualidade de vida das pessoas, as bicicletas se apresentam com uma excelente opção. Em Berlim, há, atualmente, cerca de 400 mil ciclistas, e as pedaladas tanto podem ser nas bicicletas tradicionais quanto nos modelos elétricos. Na Bélgica, empresas dão bônus salarial aos funcionários que trocam o carro pela bike. Além disso, quem adere aos programas de incentivo do governo recebe isenção fiscal.



Foi em busca dessa mudança que o estudante da Universidade de Brasília Ivan Mello, 20 anos, adquiriu a versão elétrica há três semanas. O efeito imediato? Economia de R$ 450 somente com a gasolina. O jovem não se desfez do carro, mas garante que o uso do veículo de quatro rodas é esporádico. ;A bicicleta é excelente porque consigo ir para onde quero, gastando praticamente nada e consigo ver a cidade, sentir o vento no rosto.; E engana-se quem pensa que o terno é empecilho para os adeptos ao transporte ecológico. ;Subo na bicicleta com o traje completo e não transpiro na ida até o trabalho. Esse foi um dos principais motivos para eu comprar esse modelo e não o tradicional;, explica o estudante.

Foi em busca de otimizar o trabalho que o autônomo Faraó, como gosta de ser chamado, comprou três modelos elétricos. Vendedor de pimenta nos bares de Brasília, ele ressalta que há dois anos viu nas bicicletas a maneira ideal de transitar com tranquilidade, segurança e agilidade na vida noturna brasiliense. ;Os clientes adoram, pedem para tirar foto e me perguntam onde comprei. É legal ver essa reação das pessoas porque elas ficam curiosas e acabam comprando mais dos meus vidros de pimenta.;

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação