Cidades

Correio realiza no domingo a II edição do Passeio Ciclístico da Primavera

Não precisa se inscrever: basta chegar e curtir. Saída ocorre no Eixão Sul, na altura da 102

postado em 16/09/2014 07:29
É curioso pensar que mesmo sem bicicleta uma pessoa se sinta motivada a participar de um passeio ciclístico. Esse é o caso do analista de inteligência Antony Ribeiro, 34 anos. Acostumado a pedalar, ele vendeu a bicicleta há algum tempo e agora espera contar com a solidariedade de um amigo para ir ao evento. ;Geralmente, as estações com bicicletas públicas estão sempre muito cheias. Daí vou pedir emprestada para um amigo pra conseguir pedalar.;

Vista geral do evento realizado no ano passado, no Eixão: atividades variadas para conscientizar moradores da necessidade de usar esse tipo de veículo

Apesar do tempo afastado do pedal, Antony espera que essa seja a oportunidade para voltar a praticar a atividade física. Todo o esforço em conseguir uma bicicleta é para participar do 2; Passeio Ciclístico da Primavera Tempo de Plantar, que ocorrerá no próximo domingo. No mesmo período do ano passado o Correio realizou a primeira versão do encontro e, este ano, conta com o apoio do caderno Ser Sustentável. Além de homenagear a estação mais bonita do ano, a ideia é alertar sobre o uso excessivo de carros nas grandes cidades e sobre os benefícios que andar de bicicleta traz.

A concentração começa às 8h30 no Eixão, na altura da 102 Sul ; próximo ao Centro Empresarial São Francisco e a estação de metrô. O percurso de 10km vai em direção à Quadra 116 sul e retornará para o mesmo local da concentração. Em virtude do tempo seco, a sugestão é passar bastante protetor solar, colocar o boné na cabeça e levar uma garrafa de água.

Com o sucesso da edição anterior, a expectativa é que 1.200 pessoas compareçam ao evento. Além das pedaladas, atividades serão organizadas simultaneamente ao evento. Para os que gostam de fotografia, haverá um sistema de foto instantânea ; a foto impressa será entregue na hora e as fotos digitais estarão disponíveis na fan page no Facebook do projeto Ser Sustentável www.facebook.com/sersustentavelcbpagina. Para hidratar o corpo e conscientizar a mente, serão distribuídos copinhos d;água e um kit com sacolinha de lixo para o carro, além de sementes de plantas nativas do cerrado.



A entrega simbólica de futuras árvores é uma parceria com a Rede Sementes do Cerrado, instituição que faz trabalhos de reflorestamento e de educação ambiental. Todas as bicicletas envolvidas no passeio serão sinalizadas com balões de gás hélio que serão distribuídos durante a concentração.

E para os que não tem bicicleta, assim como Antony, existem dois postos do projeto Bike Brasília nas redondezas. Um fica na estação de metrô da 102 Sul e o outro entre as quadras 202 e 203 Sul. Para alugar uma das bicicletas do projeto é preciso baixar o aplicativo Bike Brasília ; disponível para os sistemas iOS e Android ; e cadastrar o número do cartão de crédito. É cobrada uma anuidade de R$ 10 e o ciclistra pode utilizar a bicicleta ininterruptamente por até 60 minutos. Para as horas excedentes, é cobrada uma taxa de R$ 5 por hora. As bicicletas não precisam ser devolvidas na mesma estação em que foram retiradas, mas é preciso ficar ligado no aplicativo para saber onde há disponibilidade de vagas.

Serviço

2; Passeio Ciclístico da Primavera Tempo de Plantar


; Quando: domingo, a partir das 8h30; largada às 9h e término do passeio por volta das 12h
; Concentração: Eixão, 102 Sul (próximo ao Centro Empresarial São Francisco e estação do metrô da 102 Sul)
; Trajeto do passeio: vai até a 116 Sul e retorna para a 102 Sul
; Participação livre

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação