Cidades

Candidatos ao GDF falam sobre segurança pública em sabatina de sindicato

Possível aumento nos valores do tíquete-alimentação e no auxílio-moradia foi questionado

postado em 16/09/2014 19:46

Possível aumento nos valores do tíquete-alimentação e no auxílio-moradia foi questionado

Os postulantes ao cargo de governador do Distrito Federal participaram de uma sabatina organizada pelo Sindicato dos Policiais Civis. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (16/9) e teve como foco a segurança pública e melhores condições de trabalho para os agentes da PCDF.



Na ocasião, Jofran Frejat (PR) se comprometeu a promover a isonomia automática da categoria com a Polícia Federal e garantiu que, tendo recursos e vagas, chamará todos os aprovados em concurso público. Ao ser questionado sobre um possível aumento nos valores do tíquete-alimentação e no auxílio-moradia, o candidato afirmou que seria irresponsável assumir compromissos sem saber se terá recursos, mas se comprometeu a começar negociação ainda durante a transição de governo. Rodrigo Rollemberg (PSB) também não prometeu aumento dos benefícios.

[SAIBAMAIS]Rollemberg também criticou o uso político da Polícia Civil. "Não podemos admitir que a polícia seja instrumentaluzada para produzir qualquer coisa contra adversários. Devemos evitar ingerência política, pois ela é nefasta", afirmou. O candidato do PSB defendeu a MP-650, que deve ser votada na primeira semana de outubro no Congresso Nacional. Os policiais civis do DF querem incluir uma emenda ao texto para o reconhecimento de exigência de nível superior para qualquer cargo da carreira. Rollemberg se comprometeu a mobilizar a bancada do DF para a aprovação.

Luiz Pitiman, também presente na sabatina, prometeu chamar todos os concursados da PCDF e ainda fazer concurso para preencher os 3.029 cargos vagos. "Este governo poderia ter feito isso. Aí, quando precisasse, era só chamar. Mas não, porque isso é previsibilidade. E esse governo não sabe o que é planejamento", criticou. Já Toninho do PSol, reassaltou que se for eleito, as negociações com as categorias terão começo, meio e fim. Além disso, garantiu que haverá um canal de negociação permanente.

O último candidato a participar da sabatina foi o então governador Agnelo Queiroz, aplaudido por uns e vaiado por outros, o candidato destacou que, antes do seu governo, o DF passou muitos anos sem oferecer concurso público para a Polícia Civil. "Em 2010, houve mais de mil aposentadorias e não havia previsão de repor. Estamos fazendo isso agora. Nas próximas semanas, iremos repor o quadro de mil aprovados no concurso da PCDF e, no próximo governo, vamos ampliar quadro para mais de mil", garantiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação