Cidades

Semana Nacional de Trânsito começa com ações em prol de pedestres

A mobilização começa hoje com ações voltadas para promover a travessia segura de pistas e a conscientização de motoristas

Isa Stacciarini
postado em 18/09/2014 06:04
Motoristas e motociclista aguardam a passagem de pedestres na Asa Sul: no DF, o respeito à faixa prevalece
A cada três dias, um pedestre morre atropelado no Distrito Federal. A prioridade assegurada por lei para quem anda a pé e as faixas de segurança têm se mostrado ineficazes para poupar a vida dos mais frágeis integrantes do sistema de trânsito. A imprudência e o desrespeito às normas de circulação ditam o luto de famílias destroçadas pela perda abrupta do ente querido. No primeiro semestre deste ano, pelo menos 65 pessoas que tentavam atravessar as ruas na capital do país morreram. Historicamente, o número de vítimas vem caindo. Em 2001, houve 165 mortos, o maior índice já registrado. Em 2013, foram 125, queda de 32%.

No Brasil, as estatísticas estão desatualizadas. O dado mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde é de 2011, quando 11 mil pedestres morreram, média de 30 por dia. Os números são tão alarmantes que o tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano é a segurança de quem anda a pé. Com o slogan ;Década Mundial de Ações para Segurança de Trânsito ; 2011/2020: Cidade para as pessoas, proteção e prioridade ao pedestre;, os próximos sete dias serão marcados por ações educativas para alertar a população sobre práticas seguras de travessia e de direção veicular.



A programação do Detran será aberta em Ceilândia, às 10h de hoje. As atividades estarão voltadas para os públicos infantil, jovem, adulto e idoso. Também haverá conscientização no Parque da Cidade e no Eixão Norte, além do Paranoá e de Planaltina.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação