Cidades

Passeio busca tornar uso da bicicleta parte da vida local dos brasilienses

Integrantes de vários dos 50 grupos de ciclistas do DF participam amanhã do 2º Passeio Ciclístico da Primavera Tempo de Plantar, promovido pelo projeto Ser Sustentável, do Correio Braziliense

postado em 20/09/2014 07:20

Na manhã deste domingo, ciclistas de diferentes vertentes farão um percurso de 10km, no Eixão Sul, entre a 102 e a 116.
Um meio de transporte sustentável, saudável e que propicia bem-estar e sensação de liberdade. Esses são alguns argumentos de quem usa bicicleta no dia a dia para fazer dela parte da cultura do brasiliense. Para isso, é necessário chamar a atenção de pessoas não acostumadas a pedalar. Parte desse processo começa amanhã, às 8h30, pelo 2; Passeio Ciclístico da Primavera Tempo de Plantar, que integra o projeto Ser Sustentável, do Correio Braziliense.

Diversos representantes de grupos de ciclistas se reuniram no Parque da Cidade para uma sessão de fotos da reportagem. Eles são mais de 50 no Distrito Federal e representam 35 mil adeptos das magrelas, segundo o Instituto Pedala Brasília. Acostumados a trafegar em conjunto, alguns deles ; Tribo Lobo-Guará, Pedal da Meia-noite, Pedala Gama, Família Maximus no Pedal, Pelotão do Parque e outros ; têm presença garantida no passeio de amanhã.

A ideia é misturar os ciclistas habituados a andar em meio ao trânsito e em trilhas cheias de sobes e desces com os iniciantes e expandir o número de usuários de bicicleta no DF (leia Para saber mais). Atualmente, segundo o Instituto Pedala Brasília, são cerca de 250 mil ciclistas. ;Não precisa ser ciclista para andar de bicicleta;, defende o jornalista Sandro Di Loreto, 50 anos. ;(Bicicleta) não é apenas esporte. É um estilo, e cada um tem o seu;, continua o italiano radicado em Brasília há um ano, que, no momento da entrevista, guiava uma bike de calça jeans e tênis não esportivo.

Programe-se

2; Passeio Ciclístico da Primavera Tempo de Plantar

Amanhã
Concentração: às 8h30
Passeio: às 9h
Local: Eixão do Lazer, na altura da 102 Sul
Percurso: 10km (largada na altura da 102 Sul, com retorno na 116 Sul para o local da partida). Distribuição de garrafinhas de água e balões para decorar as bicicletas na largada e pontos de água nos dois extremos.


A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação