Cidades

MPDFT promove palestras de combate à violência em escolas públicas

Promotor vai apresentar a cartilha usada na prevenção à violência e promover o debate sobre o respeito, a valorização da vida e a tolerância

postado em 22/09/2014 14:17
O Grupo de Apoio à Segurança Escolar (Gase), do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), promoverá encontros para educadores de escolas públicas no Gama e Riacho Fundo nos dias 24 de setembro e em 1; de outubro, respectivamente. Trata-se de um desdobramento da campanha nacional de combate à violência "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude". O objetivo é apresentar a cartilha do projeto como ferramenta na prevenção à violência e promover o debate sobre o respeito, a valorização da vida e a tolerância.

As palestras serão realizadas pelo promotor de Justiça de São Paulo e membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Antônio Carlos Ozório Nunes. Ele explicará o conteúdo e a aplicabilidade da cartilha, incentivando a incorporação do instrumento pedagógico ao currículo escolar das instituições de ensino do DF, a exemplo do que ocorre desde o seu lançamento em diversos estados, como Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Paraíba, Sergipe e Amazonas.

A cartilha possui roteiros de aulas para o professor do ensino médio, visando enriquecer o debate em torno do tema da violência e das formas de enfrentá-la. O material foi elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enasp), composta pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo Ministério da Justiça (MJ) e pelo próprio CNMP.

Cultura da paz

A campanha lançada nacionalmente em 2013 destina-se à educação do adolescente para uma cultura de paz. A realização dessa campanha nas escolas, especialmente no ensino médio, pretende contribuir para a capacidade de reflexão crítica do jovem para diversas decisões da vida. Outro motivo são as estatísticas de violência no País. De acordo com o Mapa da Violência 2013 ; Homicídios e Juventude no País, o volume de homicídios contra jovens de 15 a 24 anos corresponde a 39,3% das mortes ocorridas entre a população jovem brasileira. Em outras faixas etárias, os homicídios respondem por 3% dos óbitos. A campanha "Conte até 10" dissemina uma mensagem de paciência, tolerância e reflexão para evitar atos de violência, especialmente homicídios, cujas consequências são individual e socialmente desastrosas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação