Cidades

Incentivo à bicicleta é destaque no Dia Mundial sem Carro de Brasília

Em Brasília, o uso da bicicleta é incentivado como uma das soluções para resolver os problemas de mobilidade e de estacionamento no Plano Piloto, área central da cidade

postado em 22/09/2014 16:58
O Dia Mundial sem Carro é uma iniciativa para dar visibilidade e estimular reflexões sobre os modelos de deslocamento e transporte de pessoas. Em Brasília, o uso da bicicleta é incentivado como uma das soluções para resolver os problemas de mobilidade e de estacionamento no Plano Piloto, área central da cidade.

Hoje (22), os movimentos Rodas da Paz e Nossa Brasília promoveram, no Setor Comercial Sul da capital, um Vaga Viva, intervenção urbana que se propõe a debater os usos que o espaço urbano pode ter.

;Uma vaga é um espaço de dez metros quadrados, que fica ocioso o dia inteiro, com um carro que transportou apenas uma pessoa para seu local de trabalho. A ideia é mostrar que a cidade tem de ser voltada para as pessoas. Aqui, ainda temos mais pedestres do que carros. Então, a prioridade do uso do espaço deveria ser deles;, disse Renata Florentino, do movimento Nossa Brasília.

O Vaga Viva começou em 2006, em São Francisco, Estados Unidos, com a denominação de Parking Day. Conforme Renata, a intenção é mostrar que um espaço para estacionamento é ;uma área morta em termos de urbanismo e que pode ser um local cheio de atividades para as pessoas;.

Três vagas foram ocupadas hoje em Brasília. Representantes dos dois movimentos usaram uma delas para comparação. Para isso, colocaram dez bicicletas no espaço onde cabia um carro. ;Usamos as outras duas vagas para arrecadação de roupas usadas. Fizemos uma feira de troca de livros e oferecemos mobiliário de praça pública, como bancos, jogos de tabuleiro e sombra;, disse Renata Florentino.


Segundo ela, o Dia Mundial sem Carro, criado na França, em 1997, é uma data em que se debate o tipo desejável de cidade e a melhor maneira de se transportar por ela. ;As pessoas se transportam de várias formas e todas têm de ser valorizadas. Não podemos imaginar uma cidade priorizando apenas quem se transporta de carro. Em Brasília, falta transporte público de qualidade;.

Também para celebrar a data, o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, assinou hoje Aviso Ministerial. No documento, ele pede para que todos os diretores de órgãos federais estimulem o uso da bicicleta entre seus servidores. O ministro inaugurou, na sede do ministério, em Brasília, mais 30 vagas para bicicletas de servidores e visitantes. O ministério também reformou banheiros e instalou placas de sinalização e informação em áreas de convivência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação