Cidades

Votação para vaga de desembargador do TJDFT vai até quarta-feira

postado em 23/09/2014 17:48

Está aberto, até as 18h desta quarta-feira (24/9), o prazo para mais de 20 mil advogados inscritos na seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) votarem em até 12 nomes entre os candidatos à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do DF (TJDFT). A eleição é realizada pela internet e em dez locais de votação presencial na Asa Norte, Asa Sul, Sobradinho, Taguatinga, Samambaia, Gama, Paranoá, Ceilândia e Planaltina. Ao todo, 15 profissionais do direito disputam a preferência dos colegas advogados.

A vaga de desembargador do TJDFT abriu após a aposentadoria do presidente do TJDFT, Dácio Vieira. Pela primeira vez no DF, a votação vai estar aberta a todos advogados em dia com a ordem. Antes, apenas o conselho pleno da OAB-DF discutia e indicava uma lista sêxtupla de candidatos para o envio ao TJDFT. Hoje, os advogados deverão escolher 12 candidatos entre os 15 colocados na disputa. Depois, o conselho vai encaminhar uma lista de seis nomes, que será reduzida à metade pelo TJDFT. Entre os três restantes, um será escolhido pela presidência da República.

Na opinião do presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, a medida visa aproximar a população da Justiça. "A iniciativa visa dotar o processo de mais democracia e participação. Para o cidadão, fica mais claro e fácil de entender e reconhecer quem serão os desembargodres que vão compor a Justiça do DF", afirma.

Veja quem são os concorrentes à vaga do quinto constitucional no TJDFT.

Daniel Rossiter
Formado pelo Centro Universitário de Ciências Jurídicas (CCJUR), com pós-graduação em Direito Tributário e Finanças Públicas pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). É natural de Maceió (AL) e tem 42 anos.


Marcelo Coelho

Formado pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) em 1989, é natural de Brasília e tem 48 anos.



José Eduardo Affonso
Formado pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF) em 1984, com pós-graduação em Processo Penal e Civil pelo Instituto de Cooperação e Assistência Técnica (ICAT). É natural do Rio de Janeiro e tem 55 anos.


Hélio Gil
Formado pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) em 1990, com pós-graduação em Direito Privado e mestrado em Direito Internacional pela Universidade Católica de Brasília (UCB), tem 50 anos.


José Carlos Alves
Formado pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília (CEUB) em 1987 e pós-graduação em Direito Administrativo e Processo Administrativo pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). É natural do Rio de Janeiro e tem 57 anos.


Josaphá Francisco dos Santos

Formado pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) em 1994, pós-graduado em Processo Civil pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), onde é mestrando em Políticas Públicas. É natural de Ilhéus (BA) e tem 51 anos.


Valter Kazuo
Formado pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) em 1979, com pós-graduação em Direito de Família e Sucessões pela ATAME. É natural de Guararapes (SP) e tem 57 anos.


Aldovrando Torres
Formado pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF) em 1985, com pós-graduação em curso de Atualização para Carreiras Jurídicas pela Escola de Magistratura do Distrito Federal. É natural Aracaju (SE) e tem 52 anos.


Eduardo L;wenhaupt da Cunda

Formado pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF) em 1986, com especialização em Direito Tributário. Tem 50 anos.



Antonio Carlos Nunes de Oliveira

Formado pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF) em 1993, com pós-graduação em Direito Processual Civil. É natural de Ivatuba (PR) e tem 49 anos.



Sérgio Roncador
Formado pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) em 1993, mestrando em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com pós-graduação em Direito Público (convênio UnB/OAB-DF) e Direito Tributário (UCB). É natural de Brasília e tem 46 anos.

Roberta Zanatta
Formada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná em 1995, com pós-graduação em Direito Público pela UNIRIO (convênio com Instituto de Direito Público de Brasília ; IDP). É natural de São Paulo (SP) e tem 46 anos.


Eliene Bastos
Formada pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCeub) em 1994, com mestrado em Direito Civil e Comparado no Programa de Estudos Pós-Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É natural de Goiânia e tem 45 anos.

José Gomes

Formado pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) em 1983, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Jurídico (UniCeub) e Direito Processual Civil, pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual. É natural de Januária (MG) e tem 55 anos.


Alexandre Garcia C. J. Jorge

Formado pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) em 1997, com pós-graduação em Direito Público e Constituição pela Faciplan ; Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. É natural de Ituiutaba (MG) e tem 40 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação