Cidades

Tradicional colégio de Brasília é vendido para gigante do ensino nacional

Especialistas divergem quanto aos benefícios da mudança, e alguns pais temem alterações na metodologia

postado em 25/09/2014 06:03

O Candanguinho tem, hoje, alunos desde a creche até o ensino médio: entre os planos da SEB, está o de ter uma educação bilíngue

O Centro de Ensino Candanguinho (Cecan), uma das escolas mais tradicionais de Brasília, se rendeu a uma tendência nacional: foi vendido para o maior grupo especializado em ensino básico do país, o Sistema Educacional Brasileiro (SEB). O colégio passou dois anos em negociação com o conglomerado até fechar a escolha da nova mantenedora. O SEB também é dono do Dínatos COC, o antigo Inei, localizado na Asa Sul. O movimento tem se tornado comum na capital do país. No ano passado, o Sigma passou a pertencer à Abril Educação, um braço do Grupo Abril.

A transação do Sigma envolveu R$ 130 milhões. Como o SEB não é um grupo de capital aberto, não é obrigado a divulgar os valores do negócio. O presidente da instituição, Chain Zaher, afirmou que a compra faz parte de uma estratégia de ampliar os alunos atendidos até 2020. Hoje com 40 mil estudantes em instituições espalhadas por todo o Brasil, o SEB pretende chegar a 100 mil alunos. ;Estamos em 33 cidades brasileiras, e Brasília não poderia ficar de fora. É um grande mercado, tem uma população com poder aquisitivo muito alto. Teremos na capital o melhor exemplo de escola para o Brasil;, disse Zaher.



Diante do anúncio da compra, alguns dos pais dos 1.280 alunos matriculados no Cecan ficaram apreensivos. A maior dúvida é quanto a possíveis mudanças na metodologia de ensino. A advogada Georgia Aciole, 36 anos, tem um filho no 1; ano do ensino fundamental. Ela afirmou ter sido pega de surpresa quando recebeu a circular da escola informando a venda. Mas disse que vai esperar todas as explicações para ter certeza do que fazer. ;Tenho outro filho no Sigma. Lá, as mudanças foram poucas, mas o colégio tem outro perfil, mais voltado para o vestibular. No Candanguinho, busco uma educação familiar. Vou aguardar para ver como ficará;, disse.

Ontem, duas reuniões foram realizadas com os pais. O presidente do grupo fez esclarecimentos: ;Manteremos a coordenação, o corpo docente e o material didático. Viemos para agregar e não para mudar o que já achamos bom;, garantiu. A proposta, segundo ele, é diferente da instituída no Dínatos. O Candanguinho será uma unidade premium. ; Não estamos preocupados com quantidade de alunos, mas com a qualidade do ensino;, completou o presidente do SEB.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação