Cidades

Começam nesta quarta-feira matrículas para novos alunos na rede pública

Quem pretende ingressar na rede pública em 2015 podem se inscrever a partir de hoje

postado em 01/10/2014 06:00

Começam hoje as matrículas para alunos que pretendem estudar em escolas públicas do DF. Todos os cadastros serão feitospor meio da Central Única de Atendimento Telefônico, pelo número 156, ou pela internet, no da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Aproximadamente 40 mil vagas devem ser solicitadas até o fim do mês.

Crianças que se enquadram na educação infantil, com idades entre 4 e 5 anos, e pessoas aptas a frequentar o ensino fundamental e o ensino médio têm de hoje a 23 de outubro para entrar em contato com a central a fim de conseguir vagas em uma das 656 escolas públicas do DF. Nesse caso, eles não têm o poder de escolher onde querem estudar, porém, as unidades escolares serão definidas de acordo com o local onde a pessoa reside ou próximo de onde trabalha.

Nessa primeira fase, quem pretende entrar na rede pública ou vem de colégios particulares ou é oriundo de outras unidades da Federação. No Centro de Ensino Médio Elefante Branco (908 Sul), 30% dos matriculados, aproximadamente 600 pessoas, moram em regiões afastadas do Plano Piloto. "Tem muita criança e até adolescente que não mora no DF e faz questão de estudar em escolas como a nossa", explica o vice-diretor do colégio, Marcos Vinícius de Oliveira.

São alunos como Marcos Vinícius Gomes, 18 anos, morador do Gama, que estuda no Elefante Branco desde 2013. "O ensino aqui é muito melhor. Estou no segundo ano (do ensino médio), e, daqui, pretendo sair para a faculdade", explica

Marcos Vinícius pretende continuar no Elefante Branco: para ele, renovação será automática

Remanejamento

Em caso de remanejamento, o estudante deve se dirigir a secretaria da escola onde estuda, entre 6 e 17 de outubro. "Alguns alunos têm o sonho de estudar nesta ou naquela unidade e não estão satisfeitos com o lugar onde foram matriculadas. Nesses casos, eles podem solicitar a mudança e, se houver vagas, serão transferidos", lembra o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional Fábio Pereira de Sousa. No mesmo período, também será realizada a renovação de matrícula para estudantes que pretendem continuar no mesmo colégio.

De 27 de outubro a 7 de novembro, ocorre o período de remanejamento escolar. Entre 24 e 26 de novembro. Os resultados serão divulgados em 17 de dezembro e estarão disponíveis no da SEDF e nas Coordenações Regionais de Ensino.

Fique ligado


* Ao ligar no telefone 156, a ligação será repassada para a Central Única de Atendimento Telefônico. Digite o número 2 e fale com um dos atendentes. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.
* O processo também pode ser feito pelo site www.se.df.gov.br, da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF).
* Novos alunos devem informar o nome completo, data de nascimento e CEP da residência ou do trabalho para efetivar o cadastro, pelo telefone 156. Caso seja uma criança, a ação deverá ser realizada pelo pai ou responsável. O prazo vai de hoje a 23 de outubro.
* Quem perder o prazo deverá aguardar o período de abertura de vagas remanescentes, que acontece após 15 de janeiro de 2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação