Cidades

Joseph Moo Shong Woo celebra neste domingo os 40 anos da Praça da Harmonia

Desde 1974, o local tem a prática de tai chi chuan, da automassagem e da meditação

postado em 19/10/2014 08:01
A reportagem chega à casa de Joseph Moo Shong Woo, 82 anos, por volta das 15h. É recepcionada com fatias de melancia ; ;faz bem comer no calor insuportável, né?;, diz o médico ; à mesa e a oferta de uma cerveja, prontamente negada. Aos pulos, o octogenário, não esconde a animação para a festa de 40 anos da Praça da Harmonia Universal, às 8h de hoje, fundada por ele em 1974 para a prática de tai chi chuan, da automassagem, da meditação, entre outras atividades destinadas a manter a saúde em dia.
Segundo mestre Woo, o Tai Chi melhora a circulação e traz calma ao espírito
Durante quase duas horas de entrevista, do alto de seus mais de 80 anos, o grão-mestre e médico Woo não para: levanta, mostra as condecorações, faz poses e explica como funciona a rotina. Ele acorda às 5h, vai para a praça e assiste o nascer do sol. Uma hora depois, as aulas ; gratuitas ; já estão a todo vapor, com pessoas de todas as idades repetindo os movimentos. Depois das 8h30, quando termina a segunda sessão, volta para casa, na 105 Norte, onde recebe pacientes. Dorme por volta das 21h.

Empolgado com as quatro décadas de praça, Woo faz questão de relembrar sua extensa biografia. A história começa em 3 de março de 1932, data de nascimento do mestre, em Chiayi, Taiwan. Na terra natal, com a família, aprendeu medicina chinesa e tai chi chuan, as duas bases do conhecimento aplicado na praça. E se engana quem pensa que a calma do mestre da meditação, oração e paz interior é sangue de barata. ;Taiwan era uma ditadura. Meu sangue quente de jovem me fez sair de lá;, recorda.



Insatisfeito com a ditadura, Woo deixou a terra natal nos anos 1950. Apesar de formado em arquitetura, foi estudar medicina nos Estados Unidos. O sonho americano do chinês, que incorporou o nome Joseph no país do Tio Sam, era juntar o Oriente e o Ocidente com seus conhecimentos: formou-se médico no estado sulista do Alabama. ;Não importa a medicina: oriental, ocidental, indígena; Se cura, é bom. Quanto mais conhecimento, melhor;, afirma.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação