Cidades

Polícia Civil do DF inicia paralisação de 48h nesta terça-feira

Corporação reivindica ter plano de carreira reconhecido como de nível superior

postado em 21/10/2014 10:41
Policiais civis do Distrito Federal iniciaram uma paralisação de 48 horas às 8h de terça-feira (21/10). A categoria exige ser reconhecida como de nível superior. O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) informa que 70% dos 4 mil policiais do DF aderiram à greve.

Segundo o sindicato da categoria, os policiais civis precisam de nível superior para ingressar na corporação, mas a carreira não é reconhecida como tal. Em comunicado, o Sinpol-DF disse que, em 2012, o Governo do Distrito Federal (GDF) assinou um acordo no qual enviaria à União o pedido da PCDF. Ne época, a polícia entrou em greve por 81 dias. "Neste mês de outubro, o GDF enviou a mensagem 251/14, para a área federal, com o mesmo pedido [...] Mas até este momento, infelizmente, nada foi feito", informa o Sinpol, em nota.


Quem paga o pato é a população. Além dos riscos à segurança pública que a paralisação da polícia traz, outras atividades ficam fora do ar. A reportagem esteve na 21; e na 32; Delegacias de Polícia ; Taguatinga Sul e Samambaia Sul, respectivamente. A estudante Bárbara Rodrigues dos Santos, 16 anos, precisa tirar a primeira carteira de identidade, em Samambaia.

"Vou fazer um estágio e preciso tirar o documento", conta. Ela esteve na DP na semana passada, mas o sistema estava fora do ar. Nesta terça, tentou outra vez. A PCDF, no entanto, está apenas com o sistema de plantão em funcionamento, para flagrantes e crimes hediondos.

Assista à reportagem da TV Brasília


[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação