Cidades

Bike Polo: Adaptação de jogo tradicional chega ao DF e ganha adeptos

Jogadores se reúnem todas as semanas na Asa Sul para divulgar e praticar a modalidade

postado em 22/10/2014 08:07
[VIDEO1]

Você conhece o bike polo? O jogo é uma adaptação do polo tradicional. Porém, em vez de cavalos e grama, os jogadores atuam em cima de bicicletas em quadras esportivas. A novidade chegou recentemente em Brasília e aos poucos vem conquistando adeptos.

Um grupo de praticantes se reúne há pelo menos dois anos na quadra 111 da Asa Sul para divulgar e praticar o esporte. Os treinos ocorrem todas as segundas-feiras, das 19h às 22h, na quadra de esportes da área residencial. A equipe conta com dois times, muita vontade e bastante disposição para fazer a novidade ganhar mais adeptos. Para promover o esporte, eles utilizam o Facebook, além de fazerem eventos para recrutar atletas.

O fotógrafo Mateus Silva, de 23 anos, pratica a modalidade há dois. "Descobri na internet e fiquei curioso. Desde que comecei não parei mais", comenta. Ele é um dos cerca de 15 jogadores cativos de bike polo que se reúnem semanalmente na quadra do Plano Piloto. Foi por uma rede social que, Caetano Sampieri, de 31 anos, e Lucas de Souza, de 26, conheceram a modalidade. Os dois estão na equipe há mais de um ano.

Como funciona

Os times contam com dois jogadores de linha e um goleiro. A partida dura 10 minutos ou 5 gols. Os atletas não podem tocar o pé no chão durante o jogo. Se isso ocorrer, o praticante comete uma falta, é penalizado e precisa ir até o limite da quadra e bater o taco na grade que delimita o campo e assim pode voltar para a partida.

O material necessário para praticar a modalidade são basicamente o taco e a bicicleta. Os praticantes indicam para a modalidade a bicicleta sem marcha, ou fixa, para evitar problemas com a transição involuntária das marchas. O bastão é produzido pelos atletas, as peças são pedidas separadamente em São Paulo. A bola do jogo é a mesma usada no Street Hockey (hóquei de rua).

Quando há poucos atletas disponíveis para dar início a uma partida, os praticantes costumam adaptar o jogo para a quantidade de quatro atletas. Nesse caso, o goleiro não joga, assim, cada time tem apenas os dois jogadores de linha em cada time.

O jogo pode até parecer moderno, mas foi criado durante o século 14. Quando os cavalos cansavam durante as partidas de hóquei tradicionais eram substituídos pelas bikes. Com a evolução, sofreu mais algumas adaptações e hoje é jogado tanto na grama, quanto em quadra. As partidas de quadra começaram em Nova York e é muito popular nos EUA e na Europa. No Brasil, as equipes mais fortes estão em São Paulo e no Rio de Janeiro. Informalmente, atletas de todo o mundo se organizam em campeonatos sul-americanos e até mundiais para divulgar o esporte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação