Cidades

Novos empreendedores apostam na criatividade para montar o próprio negócio

Cada vez mais os jovens são atraídos pela possibilidade de transformar o talento individual em negócio lucrativo. Mas especialistas alertam que formação específica e planejamento são essenciais para o sucesso das iniciativas

Flávia Maia
postado em 22/10/2014 06:00

Flávia Dutra fez curso de gestão de design em Nova York e, depois, criou a própria marca de bijuterias
Se a insônia perturba, para a designer Flávia Dutra, 28 anos, as horas sem dormir renderam respostas para uma angústia profissional. Ela se formou em relações internacionais e dava aulas de inglês. Insatisfeita, resolveu estudar para concurso. A ideia lhe tirou o sono por 72 horas. Em uma dessas noites, aproveitou o tempo ocioso e fez o primeiro maxicolar, produto que seria o início de uma nova trajetória.

O colar com design exclusivo fez sucesso entre as amigas. ;Elas foram as minhas primeiras clientes, amavam e pediam igual;, conta. Quando viu o sucesso das vendas dos adereços, decidiu investir na ideia e colocou a mão na massa. Formada em um curso de gestão de design em Nova York, nos Estados Unidos, resolveu postar as fotos dos primeiros colares em uma rede social. Em uma hora, estavam esgotados. Assim, Flávia largou o trabalho na escola de inglês e o estudo para concursos públicos e resolveu ser dona da própria marca. Nascia, então, a Baroque, especializada em bijuterias exclusivas. Atualmente, o foco da marca são as tiaras para noivas.

Histórias como a de Flávia, contadas desde terça-feira na série O valor das ideias, evidenciam a máxima da economia criativa: ;Quer um emprego? Crie um;, explica Antônio Valdir Oliveira Filho, superintendente do Sebrae-DF. A possibilidade de transformar uma habilidade individual em empresa e criar o próprio emprego tem seduzido jovens em todo o mundo que se aventuram em startups, agências de publicidade, empresas de biotecnologia e negócios de expressões culturais, trazendo produtos e serviços com maior valor agregado. Dessa forma, a iniciativa ajuda países com altas taxas de desemprego entre os jovens, como na Espanha, cujo índice entre os menores de 25 anos está em 53,7%, segundo dados do governo espanhol.

[VIDEO1]

A matéria completa para assinantes está . Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação