Cidades

Com lixo nas ruas, Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos

Chegada das chuvas traz preocupação por conta da grande quantidade de lixo que entope os bueiros

postado em 22/10/2014 08:19
Bueiro começou a vazar depois da precipitação de segunda, no Areal


A chuva e o vento fortes que atingiram Samambaia na segunda-feira assustaram os moradores da cidade. A mudança do tempo deixou casas destelhadas, fez árvores e galhos caírem sobre carros e provocou alagamentos e falta de energia elétrica. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que os ventos na segunda chegaram a 30km/h. ;Foram ventos de média intensidade;, diz o meteorologista Hamilton Carvalho.

Mas uma das principais preocupações das autoridades e da população é com os alagamentos. O subsecretário de operações da Defesa Civil, coronel Sérgio José Bezerra, explica que o lixo jogado nas ruas passa a ser a principal explicação para que a água se acumule nas ruas. ;Pode-se observar que há mais lixo que folhas de árvores nas bocas de lobo;, diz.
Foi justamente o problema que Antônio Pereira, dono de um bar em Taguatinga Norte, enfrentou na segunda. Segundo o comerciante, a água não escoou e ficou acumulada na porta do estabelecimento. ;A chuva nem foi tão forte e já causou problemas. Imagina quando for uma chuva intensa;, pondera. No Areal, em Águas Claras, um bueiro estourou, ontem, devido à pressão da água ; o vazamento foi consertado mais tarde.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) afirma, em nota, que desde junho é feita a limpeza de bueiros em todo o DF. Por dia, a companhia retira das bocas de lobo cerca de 10 toneladas de lixo da rede de águas pluviais. ;É um serviço contínuo e faz parte de nosso plano regular de atividades ampliar esses serviços em épocas determinadas, como é o caso da véspera da primavera, quando a queda de folhas se intensifica;, afirma o presidente da Novacap, Nilson Martorelli.

Para hoje, o Inmet indica a probabilidade de chuva a partir da madrugada. O meteorologista Hamiltom Carvalho adianta que as chuvas no período são instáveis. ;Agora, vão ser pancadas isoladas e com volume escasso;, explica. Amanhã, o tempo segue com a tendência de hoje. Já na sexta e no sábado, há a previsão de chuvas mais volumosas.

Assista reportagem da TV Brasília:
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação