Cidades

Outubro Rosa também chega aos bichos de estimação em Brasília

Iniciativa de veterinários e ativistas, no próximo sábado, chama a atenção sobre a incidência do câncer de mama em cadelas e gatas. Como nos humanos, quanto mais cedo o mal é descoberto, maiores são as chances de sobrevivência

postado em 23/10/2014 06:25
Giseli, dona de Belinha:

O tumor de mama em animais de companhia é tão comum quanto em humanos. Em cães e gatos, os nódulos tendem a aparecer com o envelhecimento e, assim como em mulheres e homens, o diagnóstico precoce evita o agravamento. Para conscientizar a população da importância de observar alterações causadas pela enfermidade, veterinários e ativistas lançam a 1; Campanha Brasília na prevenção do câncer de mama em animais de companhia, no próximo sábado, no Parcão do Parque da Cidade.

As atividades da campanha coincidem com as do Outubro Rosa, em vigor desde a década de 1990. No caso dos pets, a iniciativa existe desde 2012, em São Paulo, mas só este ano chega ao DF. Um dos objetivos do projeto é alertar para a importância da castração de gatas e cadelas antes do primeiro cio. Assim, as chances de aparecimento de tumores caem a 0,5% em caninos e a 9%, em felinos. ;O ideal é castrar antes que as mamas se desenvolvam. Isso porque o câncer, em geral, é de origem hormonal;, explica a veterinária e professora do Hospital Veterinário de Animais de Pequeno Porte da Universidade de Brasília (UnB) Paula Diniz Galera.

Um ano após o início do tratamento, a cadela Belinha, 8 anos, está totalmente recuperada. O pelo longo, que caiu com o uso dos medicamentos, voltou a nascer e agora ela é toda alegria. Quando vê a equipe que a acompanhou, abana o rabo e brinca. A ânsia de vômito, que manifestou no começo do processo quimioterápico, também cessou, de acordo com a proprietária, a administradora Giseli Marchese, 38 anos. ;Ela está bem de novo e voltou a fazer de tudo. Valeu muito a pena dar a ela o tratamento de que precisava;, afirma.

A matéria completa para assinantes está . Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação