Cidades

Operação desarticula grupo suspeito de desviar doações a entidades carentes

Polícia Civil investiga cinco dirigentes de uma instituição beneficente. Eles teriam fraudado notas fiscais de produtos que deveriam abastecer abrigos para crianças e adolescentes pobres do Distrito Federal

postado em 24/10/2014 07:49

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (24/10) a Operação Matriarca, que investiga um milionário desvio de dinheiro da Fenações Integração Social. A entidade sem fins lucrativos mantém convênio com o Governo do Distrito Federal para prestar assistência a cerca de 850 crianças e adolescentes carentes do DF. A suspeita é de que os mantenedores da associação tenham apresentado pelo menos 3,5 mil notas fiscais falsas para justificar a aquisição de suprimentos para os abrigos.
Policiais da Deco apreendem computadores na sede da Fenações, no Recanto das Emas.
Entre 2003 e 2009, a Fenações recebeu da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) R$ 8,5 milhões. Chamou a atenção dos investigadores que compras volumosas eram feitas em mercadinhos e mercearias, um dos principais indícios de fraude. Em 2010, o contrato com a Sedest foi desfeito, mas a Secretaria de Educação assumiu a parceria.

Durante os últimos meses, a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco) e a Promotoria de Justiça de Fundações e Entidades monitoraram as transações da Fenações. A unidade especial da Polícia Civil e o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) também analisaram 3.577 notas apresentadas à Secretaria de Fazenda do DF como prestação de contas. Desse total, a investigação concluiu que somente 14% (471) dos cupons fiscais eram verdadeiros.

A Justiça autorizou buscas nas casas de cinco dirigentes da entidade suspeitos de envolvimento nos supostos desvios. De acordo com a polícia, eles integram a alta sociedade brasiliense, incluindo a presidente da Fenações, Luzia Rodrigues de Souza, responsável por promover a tradicional Festa das Nações. Até agora, Luzia mais dois dirigentes foram encaminhados para o Departamento de Polícia Especializada (DPE), onde prestarão esclarecimentos sobre as denúncias.

Os agentes da Deco fizeram apreensões de computadores e contratos na sede da Fenações, no Recanto das Emas. O material será periciado e os investigadores esperam encontrar mais informações que confirmem a fraude.

Aguarde mais informações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação