Cidades

Ex-policial militar do DF é o primeiro fisiculturista amputado do Brasil

Nascido e criado na Ceilândia, Alexandre Medeiros teve que amputar a perna após um acidente de trabalho em 2002

postado em 27/10/2014 17:31

Alexandre Medeiros, 35 anos, é professor de história, tatuador e ocupa o posto de primeiro fisiculturista amputado do Brasil. O atleta, nascido e criado em Ceilândia, teve que amputar a perna há 12 anos, em virtude de um acidente de trabalho.

À época com 23 anos, Alexandre era policial militar e atuava pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). ;Estava em serviço no dia, e fomos para uma ocorrência de tiroteio em Samambaia. Um colega se desequilibrou e disparou por acidente a arma. A bala atingiu minha perna por trás. Fui para o Hospital de Base e fiquei 44 dias internado. No terceiro dia, soube que tinha que fazer a amputação;, conta.

Após o acidente, o ex-policial militar procurou maneiras de se adaptar à nova condição. Devido às limitações, foi necessário abandonar o futebol, o ciclismo e as lutas marciais. ;Precisava achar uma âncora para isso tudo. O esporte me situou, me colocou em um lugar seguro;, explica. Apesar das iniciais restrições médicas, a malhação foi fundamental para superação.

Neste período de recuperação, Alexandre também se dedicou aos estudos e realizou um sonho antigo: se tornar professor de história. Porém, foi na arte de tatuar que ele encontrou maior estabilidade. ;No primeiro dia em que comecei a tatuar, tirei metade do salário de professor;, conta. Atualmente, Alexandre mantém um estúdio em Ceilândia Norte.

Com apenas três meses de preparação, o atleta, até então amador, estreou nos palcos como fisiculturista, em 2013, no 6; Campeonato Brasiliense de Fisiculturismo. Alexandre inaugurou a categoria ;Amputados Fisiculturismo Clássico; e venceu o concurso. Em 2014, conquistou novamente a medalha ao participar do segundo certame do gênero em Brasília. Esse é o primeiro atleta amputado federado do Brasil, segundo Patrícia Helena Fernandes, presidente da International Federation of Bodybuilding de Brasília (IFBB).

;Ficar em cima de um palco cheio de gente olhando, fez com que enfrentasse alguns medos interiores. Algo tão estético me fez lutar contra a maré;, diz Alexandre.

O atleta concilia diariamente a rotina de treinos com o estúdio de tatuagem e a criação do filho de 9 anos, Zander Medeiros. ;Acordo às 6h todos os dias. Levo Zander para escola e, depois, vou para academia. Treino entre 1h30 e 2 horas por dia;, descreve.

Alexandre ressalta que para atingir os objetivos semanais na academia, deve seguir uma rigorosa dieta. ;Tudo deve ser dosado, com base no protocolo da nutricionista e objetivos a serem alcançados. Ando sempre com as marmitas, para comer no horário certo;, afirma.



A principal fonte de motivação do atleta vem do próprio filho: ;Uma vez, na competição, estava descendo do palco e ele me abraçou e disse: ;Pai você tá com o corpo igual do Batman!’ Isso é muito legal, ver seu filho te colocar como super-herói de verdade;.

Atualmente, Alexandre se prepara para participar do campeonato nacional de fisiculturismo, em 2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação