Cidades

Repórter do Correio lança livro sobre o sequestro do menino Pedrinho

A obra do jornalista Renato Alves, que chega às lojas esta semana, conta os detalhes do caso do bebê roubado da maternidade em 1986

postado em 29/10/2014 06:34
A obra do jornalista Renato Alves, que chega às lojas esta semana, conta os detalhes do caso do bebê roubado da maternidade em 1986
Recém-nascido sequestrado em hospital particular da capital federal. A história que estampou as manchetes dos jornais e comoveu Brasília por 16 anos pode ser conferida, a partir desta semana, em livro. Escrito pelo jornalista Renato Alves, O caso Pedrinho conta detalhes do episódio mais famoso no Brasil de um bebê levado de maternidade. ;Diferentemente da maioria dos meus colegas de profissão, nunca fiz planos de publicar um livro, até amigos da Redação me instigarem a colocar no papel os bastidores desse caso. Refletindo, percebi que tinha na memória e nos meus blocos de anotações o roteiro pronto de uma trama que nenhum novelista ou roteirista de cinema seria capaz de criar;, revela o autor.

A obra ; que chega às lojas primeiramente no formato digital, o e-book ; esmiúça a vida dos principais personagens dessa história, os pais biológicos de Pedro, Jayro e Lia, e da mulher que o tirou da maternidade, Vilma Martins Costa. As 240 páginas relembram o drama da família brasiliense que, em 21 de janeiro de 1986, não pôde celebrar o nascimento do bebê saudável e gordinho. Enquanto se recuperava do parto, a mãe teve a criança roubada dos braços por uma mulher que entrou no quarto disfarçada de enfermeira.

Moradora de Goiânia, a sequestradora simulou uma gravidez e levou a criança de Brasília com a intenção de forçar o companheiro, que era casado, a ficar com ela. Osvaldo Martins Borges se separou da família e criou Pedrinho com Vilma, na capital goiana, como se fosse seu filho legítimo. O menino cresceu a pouco mais de 200km dos pais biológicos. A farsa só foi descoberta em 2002, após a morte de Osvaldo. Em 8 de novembro daquele ano, um teste de DNA confirmou a suspeita de crime. Pedrinho tinha sido registrado por Vilma como Osvaldo Martins Borges Júnior.

Repórter do Correio, Renato Alves foi o primeiro jornalista a entrevistar os personagens da história que inspirou a novela Senhora do Destino, sucesso de Aguinaldo Silva, lançada em 2004. No livro, cuja edição impressa ainda não tem data definida, o repórter relembra a busca incansável dos pais biológicos por Pedrinho.

;Dediquei cinco anos a pesquisa, escrita, revisão e edição do livro. São 12 anos de cobertura;, revela o autor. Ao longo desse tempo, ele ouviu delegados que atuaram no caso, familiares, e acompanhou o desenrolar dos processos movidos contra a sequestradora, também acusada de roubar uma menina em Goiânia. Vilma acabou condenada a 19 anos de prisão. Em 2008, depois de cumprir cinco anos da pena, teve a liberdade condicional concedida pela Justiça de Goiás. Ela foi a única personagem que o jornalista não conseguiu entrevistar para O caso Pedrinho. Vilma nunca confessou nenhum dos crimes atribuídos a ela. ;Mais do que um projeto pessoal, esse livro pretende dar uma esperança a todos aqueles que têm um parente desaparecido por meio da história de fé e da busca incansável de pais brasilienses;, afirma Renato.


A obra
Título: O caso Pedrinho
Autor: Renato Alves
Formato: e-book
Número de páginas: 240
Editora: Geração Editorial
Preço: R$ 19,90

; Por enquanto, o livro está disponível apenas na versão digital. Ele pode ser baixado em leitores de e-book (como Kobo e Kindle), tablets, smartphones, laptops e computadores comuns. Está à venda nos sites das grandes lojas do país, como a Amazon.com.br, a Saraiva e a Cultura. Digite O caso Pedrinho e ele aparecerá. Para fazer o download, é preciso ter instalado no aparelho o aplicativo da loja.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação