Cidades

Empresas de limpeza urbana terminam greve após acordo com SLU

Expectativa é de que o serviço esteja normalizado até a noite. No entanto, caso o repasse não seja feito, os trabalhadores voltam a cruzar os braços

Jacqueline Saraiva
postado em 11/11/2014 12:26
Os funcionários das duas empresas de limpeza urbana do Distrito Federal resolveram terminar a greve iniciada nessa segunda-feira (10/11). Segundo o Sindicato de Limpeza Urbana (Sindlurb-DF), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) se comprometeu a depositar na conta das empresas, até às 16h desta terça-feira (11/11), a verba necessária para o pagamento de salários e tíquete-alimentação dos trabalhadores.

A Sustentare, que atende 17 regiões, informou que a empresa não recebeu o repasse previsto para a última sexta-feira (7/11). O valor referente ao tíquete-alimentação também não foi pago. Já os garis e os motoristas da empresa Valor Ambiental, que atua em sete regiões do DF, informaram que resolveram não trabalhar porque foram barrados na porta da empresa pelo sindicato.



De acordo com o sindicato, apenas 30% dos garis não aderiram a greve. Eles afirmam que, se o repasse não for feito no prazo, os trabalhadores voltam à greve. Juntas, as empresas Valor Ambiental e a Sustentare têm 4.900 funcionários.

Transtornos

Moradores reclamam do acúmulo de lixo em toda a cidade desde o domingo (9/11). Em nota, o SLU reiterou o fim da greve e afirmou que o serviço já está sendo realizado, com todos os caminhões nas ruas. As áreas que tiveram maior acúmulo de lixo terão prioridade na limpeza. Até o fim do dia, a coleta estará normalizada em todas as regiões administrativas, segundo o serviço de limpeza.

A Sustentare informa que o valor referente ao tíquete-alimentação já foi creditado, mas que o processo demora até quatro horas para ser concluído. Os salários devem ser depositados até o fim do dia. Em relação ao retorno ao trabalho, afirmou que o serviço só deve voltar ao normal à noite, já que não há turno de serviço durante a tarde. A reportagem tentou contato com a Valor Ambiental, mas ainda não obteve resposta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação