Cidades

DF é a unidade da Federação com maior índice de agressões contra idosos

Segundo o Centro Judicial do Idoso, a capital teve 550 casos por grupo de 100 mil habitantes no ano passado, um crescimento de 46% em relação a 2012

postado em 20/11/2014 07:42
Uma mulher arrasta pelo braço uma senhora que anda com dificuldade. Dá cotoveladas nas costelas dela, xinga. Insiste para que a idosa ande depressa e entre na agência bancária. A cena choca e desperta indignação de quem passa pelo local. A PM é chamada e tenta parar a agressora, que dispara a seguinte frase: ;Da minha mãe, cuido eu;. Mas não foi esse o entendimento da Justiça. Denunciada pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), em outubro, ela acabou condenada a seis meses de detenção. Casos como esse viraram rotina na cidade, como mostra o Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa no DF, divulgado ontem pelo Centro Judicial do Idoso (CJI). Segundo o estudo, houve um crescimento de 46% nos registros em 2013.

;O número é significativo e reflete a quase inexistente política voltada ao idoso no Distrito Federal. Trata-se de aumento real;, confirma a promotora Sandra Julião, uma das coordenadoras da CJI. O projeto reúne Ministério Público, Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios e Defensoria Pública do DF e tem objetivo principal de promover um trabalho preventivo das questões relacionadas ao envelhecimento.

Além de apontar filhos e netos como principais agressores, o estudo revela que as mulheres são as principais vítimas e a violência psicológica é a que mais as afeta (veja quadro) as pessoas idosas. O consumo de álcool e drogas por parte de parentes dependentes químicos é mencionado como um dos principais motivadores das agressões. ;Não existe um sistema de saúde mental no DF. Quem vive com usuários dessas substâncias não conta com uma rede de apoio capaz de abrigá-los, não existe residência terapêutica;, diz a defensora pública Elisângela Guimarães.

No ano passado, 3.052 casos foram registrados, contra 2.089 em 2012. Os dados incluem denúncias feitas ao CJI, ao Disque 100 e ao Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violência, órgão ligado à Secretaria de Saúde. Quando analisados os números nacionais, o Distrito Federal lidera, proporcionalmente, o ranking da violência contra idosos com 550,57 casos por 100 mil habitantes. Em seguida aparecem Amazonas (448,24) e Rio Grande do Norte (378,26). ;Acredito que as pessoas sejam mais conscientizadas aqui e tenham mais noção dos seus direitos;, avalia a defensora pública.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação