Cidades

GDF afasta 13 agentes suspeitos de torturar menores em unidade no DF

Com objetivo de punir pela bagunça, o grupo de internos teria sido levado para uma sala. Pais das vítimas reclamam de espancamento

postado em 21/11/2014 12:04
Complexo Penitenciário da Papuda

Denúncias de tortura com adolescentes da unidade de internação de São Sebastião, localizada dentro do Complexo da Papuda, resultaram no afastamento de 13 agentes que atuam no local. Os funcionários são investigados pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em conjunto com a Secretaria da Criança. O processo administrativo pode levar até 30 dias para ser concluído.

De acordo com o Governo do DF, os servidores foram contratados em um processo seletivo para temporários. Por meio de nota, o GDF informou que o caso já vinha sendo apurado por sindicância da Corregedoria da Secretaria da Criança e que, apesar da publicação do ato ter saído ontem, os servidores estão afastados desde o início da semana.

Segundo o pai de um interno - que preferiu não se identificar -, os agentes torturaram 20 adolescentes no dia 27 outubro. O ;castigo; seria porque os rapazes - todos entre 12 e 16 anos -, fizeram barulho com latas dentro das celas.



O grupo de internos teria sido levado para uma sala e espancados. Em seguida foram encaminhados ao pátio da unidade e, sem roupas, foram obrigados a ficar na chuva, das 22h às 3h. Ainda de acordo com o pai, durante o castigo, um dos meninos teve os dedos quebrados e outro sofreu uma pancada no pescoço.

Familiares afirmam que, depois desse episódio, os casos de tortura passaram a ser recorrentes na unidade de internação. ;Agentes estão obrigando os internos a baterem em outros. Um grupo foi coagido a bater em um menino porque ele teria espancado uma mulher. No dia, o agente fez vista grossa e deixou que os jovens batessem nesse rapaz. No outro dia, o grupo foi punido pela agressão. Mas, só fizeram isso porque foram coagidos;, conta o pai de um deles.

Jovem morto por colega
Na última terça-feira (18/11), um jovem foi morto por um colega de alojamento dentro da unidade de internação. A Secretaria da Criança informou que o autor da agressão confessou ter dado uma "gravata" no colega. Os enfermeiros foram acionados e encaminharam o rapaz para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião com sinais de estrangulamento. Apesar do atendimento, o jovem sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.

Assista a reportagem da TV Brasília:
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação