Cidades

Dia da Madrinha: veja duas histórias de ternura entre dindas e afilhados

Terça-feira (25) é dia de comemorar com a dinda

postado em 22/11/2014 10:30
Que o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio todo mundo já sabe. Mas você sabia que existe também uma data especial para aquela pessoa que é considerada uma segunda mãe? Na próxima terça-feira (25), é comemorado o Dia da Madrinha (que você deve estar mais acostumado a chamar de dinha, dinda, dindinha ou até mesmo de algum outro apelido que nem sabe de onde veio, mas conhece desde quando era pequeno).

Raul Falluh, 12 anos, se encontra todos os dias com a madrinha, Rosa Falluh, 80 anos

A força da avó-madrinha

Se a avó também é considerada uma segunda mãe, uma avó-madrinha então; É mãe três vezes! Raul Falluh, 12 anos, se encontra todos os dias com a madrinha, Rosa Falluh, 80 anos, que também é sua avó.

; Ela é uma pessoa muito importante na minha vida. Gosto muito de almoçar com ela, de ir até a loja de doces ou de andar de skate e bicicleta na frente de casa enquanto ela fica no portão. Ela sempre me faz companhia e participa das minhas brincadeiras, conta Raul.

A avó foi escolhida como madrinha pela mãe de Raul por estar sempre presente e ter uma relação bastante próxima com os netos. Para Rosa, ser avó e madrinha ao mesmo tempo garante carinho e cumplicidade em dobro:

; É tudo de bom! Ele também cuida de mim e está sempre vigiando o horário que tenho que tomar o remédio, por exemplo. Ele é a minha companhia de todos os dias, conta a avó.

Apesar de ser um pouco mais velha do que a maioria das madrinhas, Rosa não deixa a desejar e participa de todas as brincadeiras do afilhado-neto:

; Uma vez, estávamos visitando uma chácara e eu estava andando de minibug. A minha avó entrou no carrinho e passseamos pela chácara toda. Foi muito divertido e é um dia que eu sempre lembro, conta Raul.

Leia mais notícias em Cidades

Luana Cristina com a afilhada Ana Luísa Lopes, em Taguatinga Sul

Dadinha, meu amor

A madrinha Luana Cristina de Oliveira, 29 anos, e a afilhada Ana Luísa Lopes, 11 anos, não se desgrudam. A ;dadinha;, como a afilhada costuma chamá-la, foi escolhida antes mesmo de a Ana Luísa nascer:

; Sou muito amiga da mãe dela e acompanhei toda a gravidez. Sempre gostei muito de crianças e nós duas somos muito próximas. É como se fosse minha filha também, conta Luana.

Ana Luísa está acostumada a ter a madrinha sempre por perto: ela morou com a segunda mãe até os 7 anos de idade. Apesar de não saber exatamente qual a função de uma madrinha, ela acha que é alguém escolhido para ser parte da família.

; Eu sempre soube quem era a minha madrinha e que ela cuidava de mim. Ela sempre esteve presente e ajudando quando precisei. Temos uma relação muito próxima e conversamos sobre tudo. É uma pessoa da família, disse. Para Ana Luísa, a madrinha Luana também ajuda a ;dobrar; a mãe:

; Quando quero muito uma coisa, peço para a minha madrinha conversar com a minha mãe. Às vezes, ela consegue convencer. Eu sempre falo que quero ser loira, igual a Dadinha, mas a minha mãe ainda não deixou.

Sobre os passeios que as duas gostam de fazer juntas, Ana Luísa conta que um dos preferidos é ir ao cinema com a madrinha.

; Gosto bastante de ir ao cinema com ela nos fins de semana. Mesmo quando ficamos em casa ou quando estou de férias da escola, fazemos uma sessão e assistimos a algum filme.


Você sabia?

Muita gente chama a madrinha de dinda, dinha, dindinha... Mas você sabia que a palavra madrinha veio do latim matrina, que, por sua vez, é uma variante da palavra mater, e que significa mãe. Não se sabe ao certo quando as madrinhas começaram a existir, mas há relatos que apontam que, desde o século 2, algumas crianças já tinham segundas mães escolhidas por seus pais.

Padrinhos e afilhados não ficam de fora
O Dia da Madrinha está logo aí, mas não pense que os padrinhos foram esquecidos! Existe uma data só para homenageá-los. Os afilhados também têm uma data só para eles, confira:

25 de novembro: Dia da Madrinha
30 de janeiro: Dia do Padrinho
21 de maio: Dia do Afilhado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação