Cidades

Hospital da Criança comemora 3 anos com 1,1 milhão de pacientes atendidos

Hospital da Criança faz aniversário hoje. Objetivo dos responsáveis é chegar a 80% de cura de quem chega até lá

postado em 23/11/2014 07:46
Natanael, a mãe de Tatiana, e a técnica em enfermagem Edna: depois de três anos de tratamento bem-sucedido, o menino vai embora

Manhã de quinta-feira. O relógio marcava 8h16 quando Natanael Medeiros do Vale entrou pela última vez no centro cirúrgico do Hospital da Criança de Brasília José Alencar. Após ser submetido a centenas de punções na lombar, três transfusões de sangue e um procedimento para implante de cateter, o garoto de 5 anos concluía um longo e doloroso tratamento contra uma leucemia linfoide aguda. O procedimento para a retirada do tubo flexível do peito era a etapa final. Natanael estava livre da doença.

A história de superação do menino se confunde com a do próprio hospital. Hoje, o estabelecimento de saúde referência em oncologia pediátrica completa três anos ; e atende também outras doenças dos pequenos, como problemas de crescimento, subnutrição e diabetes. Natanael foi o primeiro paciente internado no local. Depois dele, mais de 1,1 milhão de crianças e adolescentes receberam atendimento na unidade situada no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain). Como o menino, o hospital conseguiu curar mais de 70% dos pequenos que deram entrada na unidade com alguma patologia grave, índice de países de primeiro mundo.



Para explicar o sucesso dos números, é preciso entender o hospital além da competente equipe médica. Na recepção, mães angustiadas são recebidas por sorridentes e prestativas atendentes. A preocupação com o estado de saúde dos filhos é amenizada por um ambiente colorido e que pouco lembra um lugar que concentra enfermidades tão nocivas. Servidores da limpeza, vigilantes, enfermeiros, médicos, assessores de comunicação e todos os funcionários se mostram dispostos a ajudar a qualquer momento, seja fornecendo uma simples informação seja oferecendo uma palavra de conforto. É como se o espírito solidário da internação de Natanel, há três anos, tivesse se multiplicado.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação