Cidades

Unidade Cirúrgica do Base reduz atendimentos por falta de estrutura

Com isso, estão suspensas a marcação da primeiras consultas, as cirurgias eletivas e o recebimentos de pacientes vindos de outros hospitais

Nathália Cardim
postado em 23/11/2014 17:00
A equipe técnica que compõe a Unidade Cirúrgica do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), declarou por meio de documento enviado a Secretaria de Saúde, na sexta-feira (21/11), que fará medidas de contingenciamento pelo estado de calamidade da assistência aos pacientes que a unidade hospitalar apresenta há algumas semanas.

Com isso, estão suspensas a marcação da primeiras consultas, as cirurgias eletivas e o recebimentos de pacientes vindos de outros hospitais. Serão atendidos somente os pacientes que necessitem de cirurgias de urgência. Os demais serão redirecionados para outras regionais de saúde.

No documento enviado à Secretária de Saúde do DF, os responsáveis pela UTI, descrevem a situação crítica em que a unidade se encontra. Em um dos trechos do documento, lê-se: ;Há falta de quase tudo, desde medicamentos básicos, antibióticos, quimioterápicos, antieméticos, analgésicos, insumos de centro cirúrgico como gazes e compressas, a maioria dos exames laboratoriais;.

Um médico que não quis ter a identidade revelada comentou que a equipe está revoltada com a situação em que o HBDF se encontra. ;Só tem uma ambulância funcionando para o transporte de pacientes. Está tudo muito difícil; desabafou. ;Cirurgiões se reuniram e mandaram essa carta para a secretária de saúde, com a esperança de que a situação possa ser normalizada;, acrescentou.

A Secretaria de Saúde disse à reportagem que "nenhum serviço será parado no Hospital de Base do DF".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação