Cidades

Reportagens do Correio inspiraram dissertação de engenheiro ambiental

O estudo constatou que Asa Norte, Vicente Pires e Taguatinga são os locais mais afetados no período das águas

postado em 27/11/2014 07:17
O estudo constatou que Asa Norte, Vicente Pires e Taguatinga são os locais mais afetados no período das águasA época de chuva é sinônimo de transtorno no Distrito Federal. Entre eles, os alagamentos, como o registrado na última terça-feira, quando uma forte chuva causou impactos no trânsito, provocou danos a edificações na cidade e interdição de salas do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB). A dissertação de mestrado do engenheiro ambiental e geotécnico Pedro Henrique Lopes Batista, apresentada na UnB este ano, mostra que os moradores da Asa Norte, de Taguatinga e de Vicente Pires são os que mais devem se preocupar com o período das águas. Nessas regiões, há maior probabilidade de alagamentos e inundações quando a meteorologia prevê chuva forte na cidade.

No temporal de terça-feira, o Câmpus Darcy Ribeiro da UnB, na Asa Norte, teve várias salas alagadas. Alunos contam que essa foi a segunda vez em menos de um ano no prédio de artes cênicas. ;Estávamos esperando uma segunda aula quando a chuva começou e desconfiamos que alagaria de novo. Arrastamos móveis, mas muita coisa molhou, como retroprojetor, computadores;, contou a estudante de artes Yasmin Barroso. ;Para piorar, nós tínhamos apresentação marcada para amanhã (hoje). Estávamos com cenário montado e agora não sabemos como será;, lamentou o colega de Yasmin, Paco Leal. A assessoria de imprensa da UnB informou que as aulas seriam retomadas no início da tarde de ontem, quando o prédio afetado seria reaberto aos estudantes.



No estudo, Pedro Batista identificou que esses episódios têm mais relação com a falta de manutenção da drenagem pluvial pelo GDF do que com as características de relevo e de solo de cada região. A partir de uma metodologia inédita, baseada em reportagens produzidas pelo Correio Braziliense ao longo de 14 anos, o engenheiro ambiental conseguiu mapear 385 pontos de ocorrências de alagamentos e inundações no DF, dos quais se destacaram a via de acesso à Vicente Pires, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG); e quatro tesourinhas na Asa Norte ; 201/202; 209/210; 211/212 e 215/216 (veja ilustração). A 511 Norte também foi referenciada no trabalho como a que protagonizou os piores episódios de alagamento de 1999 a 2013.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação