Cidades

Poltronas do Cine Brasília sofrem com má conservação e abandono

Assinadas pelo arquiteto e designer Sérgio Rodrigues, 607 cadeiras retiradas da sala de cinema mais tradicional do DF estão estocadas no Teatro Nacional. Ainda não há uma definição sobre a situação desses móveis, que devem ser espalhados por órgãos públicos

Luiz Calcagno
postado em 30/11/2014 08:00
Assinadas pelo arquiteto e designer Sérgio Rodrigues, 607 cadeiras retiradas da sala de cinema mais tradicional do DF estão estocadas no Teatro Nacional. Ainda não há uma definição sobre a situação desses móveis, que devem ser espalhados por órgãos públicos

As 607 poltronas desenhadas pelo arquiteto e designer Sérgio Rodrigues que ocupavam o Cine Brasília estão trancafiadas no Teatro Nacional Claudio Santoro. A Secretaria de Cultura retirou os móveis da sala de projeção após a reforma do local ; o espaço foi reinaugurado em outubro de 2013. Desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o prédio circular da 106/107 Sul ganhou assentos mais modernos e de acordo as normas de segurança, já que os antigos não eram retráteis e contavam com material inflamável. Os objetos deverão ser espalhados por órgãos sob a gerência da secretaria. O Correio não obteve autorização para fotografá-los.
ais notícias em Cidades

Por enquanto, não há destino para as peças desenhadas especialmente para o Cine Brasília. Como não obedecem às normas de segurança, também não serão usadas em auditórios. Não é a primeira vez que o patrimônio artístico de Brasília sofre com o abandono (leia Memória). Os novos assentos, 632 no total, foram instalados após uma licitação. O processo atrasou, o que resultou no adiamento da reinauguração da sala de cinema mais tradicional do Distrito Federal.

Sérgio Rodrigues trabalhou ao lado de Oscar Niemeyer e de Lucio Costa. Além dos assentos do Cine Brasília, desenhou móveis para diversos prédios públicos do Distrito Federal, entre eles, o Teatro Nacional e os palácios Itamaraty e do Jaburu. O artista foi um dos primeiros a industrializar o design brasileiro e torná-lo mundialmente conhecido. Entre os trabalhos mais importantes, também estão os móveis da Embaixada do Brasil em Roma e a Poltrona Mole, que ganhou o grande prêmio do 4; Concurso Internacional do Móvel, em Cant;, na Itália.

A peça ganhou destaque por ser original e representar o Brasil. A estrutura robusta se mostrava contra o padrão da época, que previa pernas finas. Inicialmente, a ideia não agradou aos brasileiros. Mais tarde, já um sucesso, o assento ganhou um nome internacional: sheriff. A poltrona está exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York. Os móveis assinados por Sérgio passam dos R$ 11 mil, segundo avaliações informais.

Uma das características mais marcantes do trabalho do designer foi o uso de madeira nativa brasileira nos trabalhos. Sobrinho do jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues, Sérgio formou-se na faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ) em 1952. Três anos depois, ainda na capital carioca, criou a indústria Oca, um estúdio de arquitetura de interiores que também funcionava como galeria de arte. O designer morreu em 1; de setembro, vítima de um câncer, no bairro de Botafogo, no Rio. Ele deixou a mulher e três filhos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação