Cidades

Fundação Assis Chateaubriand reúne professores de centros olímpicos

Objetivo do evento era promover uma reflexão sobre como unir os oito objetivos de desenvolvimento do milênio estabelecidos pelas Nações Unidas

postado em 02/12/2014 11:51
Professores dos centros estiveram no auditório do Correio Braziliense

A Fundação Assis Chateaubriand reuniu a equipe de professores, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e salva-vidas que atuam nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de quatro cidades do DF para uma reflexão sobre como unir os oito objetivos de desenvolvimento do milênio estabelecidos pelas Nações Unidas ; a serem cumpridas até o ano que vem ; à realidade da capital. A ideia é colocar em prática ações transversais ao esporte que contribuam ainda mais para a melhoria de vida de quem é atendido em Ceilândia, Riacho Fundo 1, Samambaia e São Sebastião.

Na tarde de ontem, os colaboradores dos centros participaram do seminário Dialogando sobre o desenvolvimento, realizado pelo Núcleo ODM do Distrito Federal no auditório dos Diários Associados. A metodologia utilizada no encontro foi criada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para ampliar o conhecimento sobre os objetivos do milênio, engajar a sociedade e trocar experiências. O resultado: muitas ideias criativas voltadas para educação, alimentação, prevenção de doenças e cuidados com o meio ambiente.

Engajamento
Um dos participantes do evento foi Laurêncio João K;rbes, assessor de projetos especiais ODM da Secretaria-Geral da Presidência da República. Para ele, o engajamento de grupos, como o dos centros olímpicos e paralímpicos, é importante para a disseminação da proposta a nível de pessoas. ;Às vezes, a discussão fica muito no âmbito das instituições, mas, dessa forma, chega facilmente às pessoas, o que pode dar um resultado fantástico;, observa.


O diretor de relações institucionais da Fundação Assis Chateaubriand, Paulo César de Oliveira Marques, acrescenta que a equipe pedagógica dos centros está apta a pôr em prática ações que podem, de fato, transformar realidades. ;São profissionais que têm como objetivo o ser humano, a solução de conflitos, a melhoria das condições de saúde e de aprendizado, entre tantas outras frentes que merecem toda nossa atenção;, afirmou.

Esforço nacional
Em todo o Brasil, cerca de 2 mil instituições públicas, privadas e do terceiro setor compõem o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), um movimento de voluntários, apartidário, ecumênico e plural, criado pela sociedade civil em 2004. Dele, nasceu a campanha Nós podemos ; Oito jeitos de mudar o mundo. Eles são utilizados para promover os objetivos do milênio: acabar com a fome e a miséria; garantir educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, a malária e outras doenças; promover a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente; ter todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. A Fundação Assis Chateaubriand aderiu ao MNCS e faz parte do Núcleo ODM no Distrito Federal. Saiba mais em www.facbrasil.org.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação