Cidades

Sem pagamentos, servidores da saúde decidem entrar em greve geral

Com a medida, os atendimentos em todas as unidades de saúde, incluindo emergências e ambulatórios, ficam praticamente parados

Jacqueline Saraiva
postado em 09/12/2014 11:25
Os servidores da saúde do Distrito Federal decidiram, por unanimidade, entrar em greve geral nesta terça-feira (9/12). A decisão, que abrange técnicos, auxiliares, assistentes e especialistas da saúde pública, ocorreu após uma assembleia realizada no Hospital de Base (HBDF). Os trabalhadores estão sem o pagamento do mês de novembro, do 13; salário e das horas extras. Com a medida, os atendimentos em todas as unidades de saúde, incluindo emergências e ambulatórios, ficam praticamente parados. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde) afirma, no entanto, que a categoria vai respeitar o limite de 30% do efetivo funcionando.

Servidores bloquearam vias em protesto: braços cruzados

[SAIBAMAIS]Após a reunião, pelo menos 150 funcionários do Hospital de Base chegaram a bloquear o Eixinho Sul, por volta de 11h20. Com cartazes nas mãos, eles impediram a passagem dos carros. A mobilização seguiu para a frente do Palácio do Buriti, onde os servidores da saúde e da educação se concentraram. A Polícia Militar foi acionada e um grande congestionamento se formou em praticamente toda a área central de Brasília. Mais cedo, cerca de 70 profissionais da saúde do Hospital Regional da Asa Norte (HRan) se reuniram com faixas e cartazes em frente à unidade para cobrar soluções. O ato, que ocorreu entre 8h e 9h, reuniu médicos, enfermeiros e administradores.



Em nota divulgada nesta manhã, a Secretaria de Saúde informou que, de acordo com a portaria que define o calendário para os servidores públicos com recursos do Tesouro do DF e do Fundo Constitucional, o pagamento deveria ter sido creditado nessa segunda-feira (8/12), sendo apenas um dia de atraso. Ressaltou também que, nos últimos 30 dias, vem quitando todas as dívidas com os fornecedores de empresas contratadas. ;Até o momento, mais de 80 milhões foram pagos seguindo as determinações previstas em lei. É necessário que todos os processos sejam analisados antes de se emitir nota de empenho e, assim, realizar os pagamentos. A partir disso se dão os trâmites legais dos serviços bancários. Cada nota pode levar até três dias para liberação de pagamento;, diz o texto.

O GDF, por sua vez, havia informado por meio da Secretaria de Estado Administração Pública, em nota na noite de ontem, que o crédito dos salários será realizado até o final do dia de hoje. Segundo o texto, uma ação conjunta do GDF com o Governo Federal foi realizada para superar questões operacionais para a transferência de recursos da União. Segundo a pasta, até as próximas semanas todos os fornecedores serão pagos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação