Cidades

Moradores tiram dinheiro do bolso para exterminar escorpiões na SQN 214

Residentes de quadra da Asa Norte apelam para técnica utilizada em cidade do interior de São Paulo a fim de acabar com infestação do aracnídeo no local

postado em 18/12/2014 07:06
Os escorpiões não fazem mais parte da rotina dos moradores da SQN 214. Para acabar com a praga urbana, a prefeitura da quadra se inspirou em Americana, cidade do interior de São Paulo. Lá, foi utilizada a técnica de pulverizar o veneno em microcápsulas para matar o aracnídeo e acabar com o risco de acidentes. Segundo especialistas, o aparecimento do bicho nesta época do ano já é esperado, mas pode ser controlado. Até outubro, a Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (Dival) recebeu 1,1 mil solicitações de inspeção relacionadas ao inseto.

Técnicos fazem a aplicação do remédio em bueiros

Quem mora no local estava assustado com os escorpiões, que surgiam das tampas de bueiros, ralos e pias. O medo de acidentes, principalmente com crianças, fez com que os condôminos dos blocos montassem uma comissão para exterminar o inseto. ;Nós estávamos apavorados. Colocamos avisos nos elevadores e saímos à caça de uma solução;, conta Fernanda Mesquita, prefeita da quadra. Eles procuraram a Dival, órgão ligado à Secretaria de Saúde, mas não tiveram resposta de forma oficial. ;Uma equipe veio aqui, mas recomendou apenas medidas paliativas;, afirma a prefeita. Entre as soluções apontadas pela Dival, estão tampar ralos e buracos de pia e não deixar acumular entulho e lixo na quadra.



Não satisfeitos, os moradores procuraram uma maneira efetiva de acabar com o inseto. Um deles conheceu a técnica utilizada no interior de São Paulo. ;A eficácia é comprovada e o veneno mata, em vez de somente afugentar o bicho;, diz Marco Antonio Cicilialti, morador do Bloco J. Dividido entre eles, o gasto não foi alto: cerca de R$ 4,2 mil. Preço baixo para que a tranquilidade voltasse aos apartamentos do local. ;A falta de ação do poder público fez com que resolvêssemos o problema por nossa conta. Mas todo esforço foi recompensado;, afirma a prefeita. Há 20 dias, não aparece nenhum escorpião na quadra.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação