Cidades

Comissionado vaza informações de vistorias e vai preso em operação policial

Cedido à Seops, ele era responsável por fiscalizar denúncias em áreas de preservação permanente e áreas invadidas. Segundo o GDF, ele foi exonerado há três meses

postado em 18/12/2014 12:23

Oito pessoas foram presas por crimes ambientais, parcelamento irregular do solo e associação criminosa na Operação Tellus, da 30; Delegacia de Polícia (São Sebastião). Entre os suspeitos, está Morvan Jorge de Carvalho, 57 anos, funcionário comissionado do GDF que atuava na Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops).

Servidor passava informações para a quadrilhaResponsável por fiscalizar denúncias em áreas de preservação permanente e áreas invadidas, ele repassava as informações sobre as ações realizadas pela pasta aos demais integrantes do grupo criminoso. Assim, eles sabiam, antes de agir, onde a polícia e os órgãos de fiscalização estariam. Segundo o GDF, Carvalho foi exonerado há três meses.

"As investigações tiveram início há quatro meses. Eles agiam em vários pontos de São Sebastião, atacando pontos de preservação ambiental, inclusive o Morro da Cruz, local iniciado de forma irregular. Perseguimos os envolvidos fora de Brasília, para não levantar suspeitas nos outros", explicou Édito Cunha, delegado-chefe da 30; DP.

Os valores dos lotes variavam entre R$ 15 mil e R$ 30 mil. Com os detidos, a polícia apreendeu documentos com selos, carimbos e assinaturas de cartórios. "Isso levanta a suspeita do envolvimento de mais servidores públicos", disse Cunha. Além disso, os agentes encontraram maconha, cocaína e munições.



Eles vão responder por grilagem de terras, parcelamento irregular do solo e organização criminosa. Dois dos suspeitos também foram autuados em flagrante por posse ilegal de munição.

Com informações de Otávio Augusto Silva

Veja a reportagem da TV Brasília:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação