Cidades

Adolescente que aguarda transplante realiza sonho de conhecer jogador

Portador de síndrome de Marfal, ele sobrevive ligado a aparelhos que substituem temporariamente as funções do coração

Luiz Calcagno
postado em 21/12/2014 08:00
Durante o encontro, Victor e Lúcio ficaram emocionados e choraram

A primeira coisa que Victor Emanoel de Souza, 13 anos, perguntou ao despertar após uma cirurgia cardíaca em outubro foi se o Palmeiras havia sido rebaixado. É a segunda maior preocupação do menino, depois apenas do próprio estado de saúde. Portador de síndrome de Marfal, ele sobrevive ligado a aparelhos que substituem temporariamente as funções do coração. À espera de um transplante urgente, ontem ele realizou um dos grandes sonhos: conhecer um jogador do time do coração. O zagueiro Lúcio, pentacampeão mundial pela seleção brasileira, visitou no Instituto Cardiológico do Distrito Federal na manhã de ontem para incentivá-lo.


Entre a emoção e as lágrimas, ficou a promessa de um reencontro. ;Jogarei com ele e com meu filho assim que Victor estiver melhor;, declarou o jogador alviverde. Lúcio ficou cerca de 20 minutos com Victor Emanuel. O atleta engrossou o apoio à campanha em busca de um doador para o garoto, que está ligado a uma máquina que ajuda o sangue a circular. Nos próximos dias, ele fará uma operação para colocar, no peito, um ventrículo artificial que substituirá o equipamento anterior e suprirá as funções do corpo por mais tempo. No entanto, ele não poderá ficar muito tempo com nenhum dos aparatos e o coração do jovem já não suporta mais trabalhar.

Lúcio saiu da Unidade de terapia Intensiva emocionado. ;Ele está nos meus pensamentos. Nas minhas orações. Ele abriu os olhos, me viu e chorou. Eu também chorei, pois tenho um filho da idade dele. Vi a força do menino e a força dos pais também. Mesmo com dificuldades para falar, ele me pediu para jogarmos juntos quando ele estiver melhor. Faço parte dessa campanha. Doar órgãos é uma virtude. É um bem. Pedi que ele tenha força. Estou feliz de realizar um sonho. Agora, vou rezar para Deus, para que cuide dele, para que o Victor saia dessa logo;, declarou.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação