Cidades

Brasilienses encomendam receitas veganas para a ceia de Natal

Adeptos do tipo de alimentação querem mostrar aos onívoros que as delícias preparadas naturalmente podem ser gostosas e nutritivas

postado em 22/12/2014 06:05


Este será o segundo ano em que Cynara Arnt, proprietária da loja Vegan-se, na Asa Norte, prepara ceias veganas sob encomenda. Com mais de 30 pedidos fechados para a véspera de Natal, a empresária conta que a produção está a todo vapor. Um trabalho minucioso, uma vez que o tipo de público é e exigente cresce na capital.

[SAIBAMAIS]Tudo é feito para um consumidor que vai muito além da alimentação na hora de mostrar as crenças. O vegano ou vegan é mais radical que o vegetariano. Este último faz a opção por um regime sem carne animal ; com variações como o ovolactovegetarianismo ou o vegetarianismo restrito. O veganismo é uma filosofia de vida. Os adeptos tentam excluir ao máximo, no dia a dia, qualquer tipo de produto relacionado com a exploração animal. Assim, não é só a carne que evitada, mas qualquer derivado, como queijo, leite, ovos e mel. Também não usam peças de vestuários ; couro ou outro tipo de pele de animais ; ou cosméticos e medicamentos em que bichos tenham sido utilizados como cobaias. Evitam, inclusive, idas a rodeios e zoológicos.

O cardápio da Vegan-se, por exemplo, traz como um dos destaques o falso peru, carro-chefe da casa para o Natal. Com recheio de tofu, aveia, nozes e uva-passa, coberto com farinha integral e moldado à mão no formato da ave, a brincadeira chama a atenção dos clientes. ;É o mais pedido. Antes de tudo, quem procura nossos produtos está atrás de boa comida e qualidade de vida. Temos muitos clientes onívoros;, afirma a proprietária.

Estreia

A publicitária Mariana Nunes, vegana há 6 anos, vai preparar o produto pela primeira vez. ;Imagino que, com os temperos certos, ficará maravilhoso;, diz. Única vegana na família, ela espera que os parentes experimentem a iguaria, mesmo com outras opções na ceia. ;É uma forma de introduzir os onívoros à dieta. É claro que o gosto é diferente, mas é uma forma de descobrir novos sabores;, afirma.

Vegetariana há uma década, a pedagoga Ana Paula Boquadi começou a trabalhar ministrando cursos e com encomendas de preparações veganas há cinco anos. Entusiasta da culinária viva, em que os alimentos não são cozidos, ela unirá pratos vivos e assados na composição do menu natalino. ;O alimento cru tem 100% das enzimas e vitaminas preservadas. É excelente;, explica.

Veja receitas veganas para preparar neste Natal:


PANETONE VEGANO
Rende 3 unidades médias

Ingredientes
; 1 copo de 200ml de água
; 1 e ; xícara de chá de açúcar mascavo
; 6 colheres de sopa de óleo de coco ou de girassol
; 2 xícaras de chá de farinha sem glúten (arroz, polvilho, trigo sarraceno, coco)
; 1 colher de chá de essência de baunilha
; 1 colher de sopa de fermento em pó
; ; xícara de chá de uva passa
; ; xícara de chá de castanha de caju
ou ; xícara de gotas de chocolate sem lactose

Modo de preparo:
; Coloque todos os ingredientes, exceto a uva passa, as castanhas e as gotas de chocolate, no liquidificador, misture tudo e depois bata por 1 minuto. Coloque a massa na forma própria para panetone e insira as passas e as castanhas ou as gotas de chocolate. Preaqueça o forno por 15 minutos e, em seguida, leve os panetones ao forno a 200;C para assar por 40 minutos.

BOBÓ DE PUPUNHA COM SHIMEJI
Ingredientes
; 1kg de mandioca
; 1 bandeja de shimeji
; 1 vidro grande de palmito pupunha cortado em tiras diagonais
; 2 cebolas
; 1 tomate
; 250ml de leite de coco
; 1 colher de sopa de azeite de dendê
; Azeite ou óleo de coco
; Sal a gosto
; Coentro para finalizar

Modo de preparo:
; Coloque a mandioca para cozinhar. Enquanto isso, refogue a cebola no azeite ou no óleo de coco, em seguida, adicione o tomate, o shimeji e o palmito. Depois de refogados, adicione o leite de coco e tempere com sal. Quando a mandioca estiver cozida, bata no liquidificador com um copo de 200ml de água até virar um purê. Acrescente o purê aos poucos aos outros ingredientes, e acrescente o azeite de dendê. Finalize com ramos de coentro.

GOTAS DE CHOCOLATE CASEIRAS
Ingredientes
; 1 xícara de chá de manteiga de cacau
; 1 xícara de chá de cacau em pó
; 1 xícara de chá de açúcar mascavo
; ; xícara de chá de aveia

Modo de preparo:
; Leve todos os ingredientes ao fogo até obter uma mistura homogênea. Em seguida, leve ao freezer em fôrma de gotas por 20 minutos. Desenforme e coloque na massa do chocotone antes de levá-lo ao forno.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação