Cidades

Terceirizados voltam aos trabalhos na maioria dos hospitais após sete dias

Classe estava parada por não recebimento da segunda parcela do 13º salário e de tíquetes

postado em 26/12/2014 23:01
A maior parte dos funcionários terceirizados responsáveis pela limpeza dos hospitais da rede pública retomou as atividades nesta sexta-feira (26/12). Eles reivindicam a segunda parte do 13; salário. Segundo o Sindiserviços-DF, a empresa já pagou os tíquetes refeição e transporte e se prontificou a depositar a parcela restante de segunda para terça. Apenas os dos hospitais de Ceilândia e Taguatinga ainda não voltaram ao trabalho.

[SAIBAMAIS]O diretor de comunicação e imprensa do Sindiserviços-DF, Antônio de Pádua, disse à reportagem que os funcionários dos hospitais de São Sebastião, Samambaia e Núcleo Bandeirante voltaram a trabalhar ainda pela manhã. Os do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) retomaram as atividades à tarde. "A empresa se comprometeu a pagar e a não cortar os dias em que a classe parou", afirmou.

Leia mais notícias em Cidades


Ao todo, foram sete dias de paralisação. Sacos de lixo se aglomeraram nos corredores das unidades de saúde e um gambá deu as caras nas dependências do Hmib. Segundo a secretária de Saúde do DF, Marília Coelho Cunha, o governo já havia acionado o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) para contornar a situação, mas os terceirizados impediram o trabalho dos garis. "Eles bloquearam as passagens e impediram que houvesse coleta de lixo nesse tempo", disse.

Ainda de acordo com a secretária, o governo não devia dinheiro para a Ipanema, empresa responsável pela limpeza. "Temos um contrato anual de R$ 140 milhões, dos quais já pagamos R$ 115 milhões. O resto é dezembro. Como eles dizem não ter dinheiro para pagar os funcionários", havia dito mais cedo ao Correio. A reportagem tentou contato com a Ipanema, mas não obteve retorno.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação