Cidades

Cadastro para matrícula na rede pública de ensino começa nesta segunda

Pais que ligaram na Central Única 156 devem ficar atentos aos prazos; aulas começam em 9 de fevereiro

postado em 29/12/2014 07:00

Os pais que ligaram na Central Única do 156, em outubro, para tentar uma vaga nas escolas da rede pública devem ficar atentos aos prazos. A Secretaria de Educação divulgou, nesta semana, uma lista com o resultado para as novas matrículas no site http://www.se.df.gov.br/. Os cadastros devem ser efetivados entre 29 de dezembro e 12 de janeiro na secretaria escolar da unidade educacional onde o candidato estudará. Quem não fizer o procedimento nesse período perderá a oportunidade. Os que não ligaram para o 156 devem aguardar o período de vagas remanescentes a ser iniciado em 21 de janeiro, direto nas secretarias.

As aulas começam em 9 de fevereiro. No ano passado, a novidade era que as férias coincidiriam com a realização dos jogos da Copa do Mundo. Em vez de 15 dias, o intervalo do meio do ano teve um mês de descanso. Para 2015, a mudança é o Dia Letivo Móvel. As escolas terão autonomia para mudar as datas que antecedem ou sucedem feriados. Por exemplo, se o Dia do Professor é comemorado numa quarta-feira, a instituição de ensino poderá dar aula normal nesse dia e convocar uma folga na sexta-feira ou na segunda-feira.

A alteração faz parte de um acordo da pasta com o Sindicato dos Professores do DF (Sinpro) e contempla o princípio da autonomia previsto na Lei da Gestão Democrática. Os colégios têm até 20 de março para definir os parâmetros da mobilidade, respeitando os 100 dias letivos por semestre. A definição das datas deverão ser aprovadas pelo Conselho Escolar da instituição e encaminhadas à Coordenação Regional de Ensino de Vinculação.

Documentação necessária para a matrícula:


Educação infantil
; Original e cópia da Certidão de Nascimento
; Duas fotos 3x4
; Comprovante de residência
; Cópia do Cartão de Vacina do estudante atualizado, tipagem sanguínea e fator RH
; Registro Nacional de Estrangeiros, quando for o caso
; Os pais ou o responsável legal deverão apresentar, no ato da matrícula do estudante, os seguintes documentos pessoais: Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Ensino fundamental/Ensino médio
; Original e cópia da Certidão de Nascimento, da Carteira de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
; Duas fotos 3x4
; Comprovante de residência
; Tipagem sanguínea e fator RH
; Registro Nacional de Estrangeiros, quando for o caso
; Título de Eleitor, quando for o caso
; Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou histórico escolar
; Os pais ou o responsável legal deverão apresentar, no ato da matrícula do aluno menor de 18 anos, os seguintes documentos pessoais: Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Veja reportagem da TV Brasília:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação