Cidades

Festa da virada na Esplanada não empolga turistas que visitam o DF

Apesar de o réveillon ter as atrações musicais e show pirotécnico confirmados, os visitantes esperavam mais luzes e decoração

postado em 29/12/2014 07:00

Uma cidade colorida, cheia de luzes e enfeites natalinos. É assim que a cabeleireira Kátia Cardoso, 45 anos, imaginava Brasília na virada do ano. Passou 11 meses juntando dinheiro para a viagem. Apesar de ter parentes aqui, nunca tinha visitado a capital e achou que o réveillon era a oportunidade perfeita para isso. ;Meus parentes falam que a festa é bonita, cheia de atrações. Eu imaginava uma cidade mais colorida, cheia de luzes e enfeites. E me desapontei, porque parece que o único assunto aqui é a posse. Tudo está verde e amarelo;, reclama.

A piauiense Fabíola Leal vai passar a virada na casa de parentes:

As observações de Kátia estão corretas. Nunca se investiu tão pouco na decoração de Natal nem na festa de ano-novo em Brasília. Do ponto de vista financeiro, a decisão pode ter sido sensata. Mas sob o olhar do turista, a falta de ambientação desaponta especialmente os visitantes, que não acompanharam o impasse entre o governo e a Justiça. Dois meses atrás, a festa corria o risco de nem acontecer. O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) tentaram impedir os festejos no momento em que os governo não consegue nem sequer pagar em dia o salário dos servidores públicos. Primeiro o Tribunal de Justiça do DF acatou o pedido de suspensão da festa. Depois voltou atrás.

A enfermeira Fabíola Leal, 40 anos, enfrentou dois dias de estrada do Piauí, onde mora, até Brasília. Veio comemorar as bodas de ouro de um tio e aproveitou para comemorar a virada na capital. Nem imaginava os problemas do governo com a Justiça, muito menos que o gramado em frente à Catedral será palco dos festejos. ;Nem parece que haverá uma festa tradicional aqui. Vamos ficar em casa. Se fosse mais chamativa, com decoração especial, estrutura mais vistosa, talvez tivesse graça;, comenta.

Mesmo com todos os problemas, a festa da virada em Brasília terá nove atrações. Entre elas a dupla sertaneja Thame e Thiago, o funkeiro MC Gui, e os grupos de samba como o Adora-Roda. A queima de fogos também está garantida e, segundo o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves, serão 10 minutos de pirotecnia.

O casal José Antônio Nunes, 63, e Celina Leite, 56, veio de São Paulo com destino à ;capital dos sonhos;, como eles dizem. Mas, segundo eles, encontraram aqui a ;capital da política;. ;Tem até música com o tema do Natal em Brasília, falando de luzes e animação. Fiquei sem entender o motivo dessa simplicidade toda, mas alguns conhecidos disseram que o governo gastou muito e ficou sem dinheiro;, comenta.

O secretário de Turismo Luis Otávio Neves, afirma que, mesmo com o tumulto nas contas e a confusão política, a festa ficou pronta porque a pasta tem experiência na organização porque, em outros governos, era ela quem comandava os preparativos. ;Faremos tudo da melhor maneira possível. A população merece essa comemoração. Seria um absurdo não tê-la;, disse.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Veja reportagem da TV Brasília:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação