Cidades

Rollemberg tem dois dias para anunciar nomes importantes para o governo

Governador eleito ainda precisa escolher quem vai dirigir órgãos como a Terracap e a CEB, empresas que têm importância estratégica no DF, além dos comandantes da Polícia Civil e da PM

postado em 29/12/2014 06:49
O governador eleito Rodrigo Rollemberg (PSB) pretende anunciar toda, ou quase toda, a equipe que trabalhará com ele pelos próximos quatro anos até o fim de 2014, ou seja, o socialista tem apenas mais dois dias para bater o martelo e apresentar os seus escolhidos e ainda faltam decisões importantes, como as presidências da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), Companhia Energética de Brasília (CEB) e os comandos da Polícia Civil e da Polícia Militar (veja quadro com importância de cada órgão). Mas se o futuro chefe do Executivo não decidir até tomar posse, em 1; de janeiro, as mudanças serão feitas ao longo do mês, garante a equipe do novo governo. Hoje, diretores de empresas podem ser anunciados pela transição.

Governador eleito ainda precisa escolher quem vai dirigir órgãos como a Terracap e a CEB, empresas que têm importância estratégica no DF, além dos comandantes da Polícia Civil e da PM

O governador eleito faz mistério sobre a divulgação dos novos diretores das empresas públicas e das corporações, mas, em entrevista ao Correio na última sexta-feira, adiantou que alguns estão definidos e serão técnicos. Para escolhê-los, o socialista ouviu aliados, especialistas, representantes de órgãos do DF, como o Ministério Público, os tribunais de Contas e de Justiça, e também do governo federal.

Até agora, a equipe socialista anunciou mais de 30 nomes, entre eles os do secretariado, do controlador-geral, da procuradora-geral do DF e de diretores de empresas como a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Companhia do Metropolitano (Metrô) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) (veja lista completa). Muitos dos nomes foram escolhidos em reuniões a portas fechadas entre Rollemberg e os principais aliados. O que o socialista buscou nos escolhidos foi um perfil com boa relação tanto com o Governo do Distrito Federal, quanto com o governo da presidente Dilma Rousseff.

Eleição direta
Promessa de campanha de Rodrigo Rollemberg, a eleição direta para as administrações regionais não deve ser cumprida no primeiro ano do mandato. O socialista pretende ouvir moradores e lideranças populares das cidades, mas afirma que os primeiros nomes serão indicados por ele. Rollemberg não descarta ouvir a opinião dos deputados distritais para as escolhas. Para cumprir a promessa da eleição direta, o futuro governador garante que pretende regulamentar os conselhos comunitários das administrações, e, com a Câmara Legislativa, fazer um debate sobre a melhor forma desse modelo de escolha.

Os nomes dos próximos administradores não foram divulgados e muitos nem estão escolhidos ainda, segundo a equipe de transição. Pode ser que o anúncio fique para o começo de 2015. Hoje, o grupo socialista se reúne com os partidos que integraram a coligação Somos Todos Brasília no primeiro turno ; PSB, PSD, PDT e SD. O evento ocorrerá na sede do PSB. De acordo com o coordenador-geral da transição e futuro chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, o encontro foi solicitado pelos representantes das legendas que apoiaram Rollemberg. ;Os partidos nos procuraram para saber como estava a transição e vamos fazer essa reunião para informar o que foi feito;, afirma Doyle.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação