Cidades

Sem tíquete-alimentação, garis paralisam atividades em 17 regiões do DF

Trabalhadores impedem a saída de caminhões da garagem da empresa, localizada na Avenida das Nações

postado em 29/12/2014 09:40
Trabalhadores impedem a saída de caminhões da garagem da empresa, localizada na Avenida das Nações
Os garis da empresa Sustentare, responsáveis pela coleta de lixo em parte do Distrito Federal, paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (29/12) por falta de pagamento do tíquete-alimentação adicional. Em virtude disso, 17 regiões, entre elas, Plano Piloto, Guará, Sobradinho e Paranoá, amanheceram sem o serviço. Trabalhadores impedem a saída de caminhões da garagem da empresa, localizada na Avenida das Nações.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana do Distrito Federal (Sindlurb-DF), 2.200 garis estão paralisados. Eles afirmam que o pagamento do benefício, chamado 13; tíquete de alimentação, teria sido confirmado na negociação do acordo coletivo da categoria, assinado em maio deste ano. Os repasses deveriam ter sido efetuados até o dia 20 de dezembro.



A Sustentare alegou que o prazo para o pagamento seria até 31 de dezembro, mas em razão da paralisação, a empresa informa que já efetuou a transferência dos valores. O benefício deve cair nos cartões dos funcionários até o fim da manhã de hoje. Os garis afirmam que só após o pagamento é que retomam as atividades.

Em nota, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do DF afirmou que as empresas não têm dívidas com os empregados . Reitera que o 13; tíquete de alimentação trata-se de um acordo salarial e não é regulado para pagamento, como o 13; salário. Os valores de fatura até novembro devem ser quitados até quarta-feira, conforme informações da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Fazenda.

Trabalhadores impedem a saída de caminhões da garagem da empresa, localizada na Avenida das Nações

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação