Cidades

GDF irá antecipar Fundo Constitucional para quitar atrasados

Rollemberg e a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão ressaltam a necessidade de antecipação do Fundo Constitucional para quitar os atrasados. Ministro da Fazenda diz que o pedido de adiantamento está "em análise"

Rosana Hessel, Flávia Maia
postado em 02/01/2015 06:09


O governo de Rodrigo Rollemberg começa com o desafio de quitar as contas em aberto deixadas por Agnelo Queiroz, dívidas que passam por salários de servidores e chegam a contratos com terceirizadas e empreiteiras. O discurso do novo governador e de sua equipe, neste início de mandato, é de prioridade no pagamento das remunerações atrasadas. Policiais militares da reserva, funcionários da saúde e da educação entraram 2015 sem receber o 13;, as diferenças salariais e as horas extras de 2014. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Brasília (SindSaúde) comunicou que, se o governo não pagar os atrasados, irá orientar os sindicalizados a não fazerem hora extra, o que pode prejudicar o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), nos centros cirúrgicos e obstétricos.

Na tentativa de solucionar a crise financeira, a administração de Rollemberg pediu ao governo federal o adiantamento da parcela de fevereiro do Fundo Constitucional, no valor de R$ 412 milhões, mas ainda não recebeu a resposta do Tesouro Nacional. Dessa forma, entraria o valor referente a janeiro e a fevereiro, o que daria para quitar os pagamentos e ajeitar as finanças em um primeiro momento. Entre as preocupações do Executivo local, está o fato do não pagamento prejudicar o início do ano letivo nas escolas e o funcionamento de serviços essenciais, como a saúde.

Rollemberg aproveitou a cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff, na tarde de ontem, para conversar rapidamente com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, no Congresso Nacional, sobre o pedido feito ao Tesouro Nacional de antecipação do Fundo. ;Ele disse que está analisando;, afirmou Rollemberg, demonstrando confiança em conseguir a liberação dos recursos para poder pagar os servidores. O Tesouro informou que recebeu o pedido de antecipação e que ele se encontra ;em análise;.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação