Cidades

Primeiro transplante de medula alogênico é realizado no ICDF

Nesse procedimento, as células não são do próprio paciente, mas sim de um doador da mesma família do receptor

postado em 10/01/2015 08:00
O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) realizou o primeiro transplante de medula alogênico aparentado de Brasília. Trata-se de uma operação em que as células não são colhidas do próprio paciente, mas sim de uma outra pessoa (Veja arte). O termo ;aparentado; significa que o doador é da mesma família do receptor. A paciente, uma jovem de 18 anos, sofria de anemia aplástica grave, doença que faz com que a medula óssea se destrua e pare de produzir glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas. Ela recebeu a doação da irmã, de 35. As duas recuperam-se bem.

A cirurgia ocorreu em 30 de dezembro e conclui um ciclo de ações realizadas pelo ICDF, em parceria com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Saúde do DF. Os transplantes alogênicos também servem para combater casos de câncer. Em todo o país, existe uma carência de leitos para transplantes de medula óssea, principalmente por causa do custo elevado de equipamentos e profissionais.

Trajetória
De acordo com o hematologista e coordenador de transplantes de medula óssea do ICDF, Gustavo Bettarello, transplantes alogênicos começaram a ser feitos no mundo na década de 1970 e chegaram ao Brasil 10 anos depois. Em 2013, o Instituto de Cardiologia iniciou o programa de transplantes de medula óssea no DF. Na ocasião, o hospital dispunha somente de dois leitos exclusivos para o procedimento e estava habilitado para realizar apenas procedimentos do tipo autólogo ; quando as células são colhidas do próprio paciente.

Nesse meio tempo, foram realizadas 33 operações dessa natureza. Isso fez com que o DF passasse do quarto para o segundo lugar no ranking de transplantes por milhão de habitantes. ;Com a demanda, tivemos a ideia de começar a fazer o transplante alogênico também. Como é de maior complexidade, era necessário que a equipe e a instituição se preparassem primeiro realizando o autólogo;, acrescenta Bettarello.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação