Cidades

Sindicatos e servidores ficam divididos sobre parcelamento de salários

Enquanto médicos decidem parar, outras categorias da saúde devem aceitar medida

postado em 16/01/2015 06:09
Funcionários da educação vão conversar com o governo na segunda-feira
O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou ontem a adoção de medidas para tentar normalizar a situação dos salários do funcionalismo local. Primeiro, pela manhã, foi apresentado um novo calendário de pagamentos a partir de fevereiro para a maioria dos servidores. De acordo com a mudança, apenas quem ganha até R$ 9 mil líquidos continuará recebendo no 5; dia útil de cada mês até que o governo regularizar as finanças públicas. Quem ganha acima receberá apenas esse valor no início do mês e terá o restante distribuído em outras parcelas (entenda como funciona no quadro acima). O Executivo fez ainda uma proposta de parcelamento dos benefícios atrasados da Saúde e da Educação até junho deste ano ; estão incluídos férias, horas extras, 13; salários e outros. Apenas os representantes das categorias de saúde em greve participaram da negociação. Os educadores serão recebidos na próxima segunda-feira.

[SAIBAMAIS]O conjunto da obra dividiu as categorias. Como 70% dos servidores públicos do DF (sem contar a folha da Segurança Pública, que é paga pela União e continuará quitada no 5; dia útil) ganha até R$ 9 mil líquidos, para eles pouco importará a mudança na data de pagamento. Nesse sentido, a tendência é que as paralisações e as manifestações dos sindicatos mais numerosos ; como boa parte da saúde e da educação ; percam força. Já os servidores com vencimentos mais altos, como os médicos, podem ter dificuldade em aceitar o fato de que passarão a receber o pagamento distribuído em várias parcelas dentro do mês.

Leia mais notícias em Cidades

A quinta-feira foi marcada por um endurecimento do GDF nas negociações. Por um lado, o governo decidiu ceder ao aceitar um prazo de tempo menor para pagar os atrasados (a proposta era pagar tudo até outubro e foi antecipada para junho). Por outro, condicionou essa situação à aceitação de todas as categorias do novo calendário mensal de pagamentos. ;O acordo vale para todo o pacote;, explicou o secretário-chefe da Casa Civil, Hélio Doyle. Ele coordenou os encontros do dia, acompanhado de outros secretários representantes da Câmara de Governança: Leonardo Colombini, da Fazenda; Leany Lemos, de Planejamento, Orçamento e Gestão; e Antônio Paulo Vogel, de Gestão Administrativa e Desburocratização. Também participou Marcos Dantas, secretário de Relações Institucionais e Sociais.

Assim, sindicatos e servidores passam a ser pressionados. Durante o dia, em várias situações, os secretários insistiam em dizer que as paralisações não eram contra o governo e sim contra a população. ;Por conta do descalabro do governo anterior, somos obrigados a adotar medidas que não gostaríamos. Estamos fazendo todo o esforço possível. As propostas apresentadas são as que o GDF pode fazer para cumprir com o que ficou para trás e não atrasar os salários. As greves não têm sentido, pois o principal prejudicado é o cidadão;, avaliou Doyle.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação